A Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI) articula um movimento envolvendo diversos parceiros locais para promover a coleta e destinação adequada do lixo eletrônico. Entre os parceiros está a Univiçosa/Esuv. Na sexta-feira (2), na Casa do Empresário, a ADEVI reuniu os parceiros para definir estratégias e implementação da campanha de coleta. A Univiçosa foi representada pelas Gestoras Daniella Sette (Engenharia Ambiental e Engenharia Química), Daiane Freitas (Administração e Gestão de Empresas) e Cristiane Pires (Gestão Ambiental).
Muita gente não sabe o jeito certo de descartar o lixo eletrônico. E, às vezes, não sabe nem o que é lixo eletrônico. As pessoas acabam utilizando o lixo comum ou jogando em terrenos baldios e locais de preservação ambiental. O descarte inadequado causa prejuízos para população e meio ambiente. Enquadram-se nesta categoria aparelhos elétricos e eletrônicos em desuso ou seus componentes, que possuem em sua composição metais pesados e tóxicos: mercúrio, cádmio, berilo e chumbo, que contaminam o solo e as águas subterrâneas. A maioria desse lixo pode ser reciclada, reduzindo a pressão por mineração e, consequentemente, os danos ambientais.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos torna obrigatória a destinação correta deste tipo de rejeito prevendo a estruturação de sistemas de logística reversa — o retorno de produtos após serem utilizados pelo consumidor.
Em Viçosa, a ADEVI se juntou a parceiros como a Univiçosa para promover o descarte correto de monitores, CPUs, teclado, periféricos e celulares sem uso junto à comunidade interna e externa.
Nos dias 17 e 31 de agosto, uma grande mobilização na Praça Silviano Brandão vai divulgar o projeto. No local haverá também a coleta do lixo eletrônico. Participarão faculdades, escolas de níveis fundamental e médio, entidades sociais e representantes de setores público e empresariais de Viçosa e região.
Além da Univiçosa e do SAAE, são parceiros da ADEVI no projeto a Viçosatec, Unopar, Prefeitura de Viçosa, Câmara Municipal de Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, Associação Comercial, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Evata, Ambiental Empresa Júnior da UFV, Campic Empresa júnior da UFV, ONG Census, Tecnoparq/Centev, Projeto Interação da UFV, Empresa Ecosoluções, Estruturante Serralheria, Paróquia de São Silvestre, Engenheiros sem Fronteiras, AIESEC Viçosa, ACAT, Associações Ame e Amar Viçosa,ONG Amigos do Trem, IN Radice Engeharia e ONG Mobile.
Na Univiçosa e na sede dos outros parceiros haverá ecopontos: locais preparados para a coleta e destinação do lixo eletrônico à Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa. O transporte será realizado pelo SAAE.