Gestora inova e estende discussão de casos clínicos a alunos de todos os períodos de Fisioterapia

Gestora inova e estende discussão de casos clínicos a alunos de todos os períodos de Fisioterapia
Publicado em 31 de agosto de 2015

Iniciativa foi aprovada por alunos e professores

Na sexta-feira (28), alunos de todos os períodos de Fisioterapia participaram do I Seminário Interdisciplinar do Curso, com o objetivo de discutir casos clínicos. Estender a experiência a alunos de todos os períodos foi uma inovação adotada pela nova Gestora, Professora Silvia Helena Oliveira Morais. Antes participavam apenas alunos do último ano em estágio supervisionado na Clínica Escola.

A Gestora, os professores e os supervisores de estágio idealizaram a metodologia por entenderem que as discussões oferecem aprendizado técnico e humanístico aos estudantes e que elas deveriam ser compartilhadas com todos os alunos do curso. “Acredito que estar diante de um colega formando e observá-lo discutindo com professores, supervisores e convidados, traz motivação e desafio ao acadêmico dos períodos iniciais, revelando que a determinação supera as dificuldades que surgem ao longo de sua caminhada acadêmica”, diz a Gestora.

O encontro de sexta-feira dia 28 contou com a participação dos professores da Fisioterapia, supervisores de estágio e da fisioterapeuta convidada Cristiane Fialho Ferreira da Silva. O tema central foi “Neuropatia periférica: Síndrome do Túnel do Carpo”, tendo como mediador o Supervisor Gunther Lehner. “O seminário é importante porque, com ele, podemos trocar experiências com diversos profissionais. Isso abre um leque de informações para o nosso aluno e é melhor ainda quando os integramos em nossa mesa de debates e tiramos suas dúvidas com os vários pontos de vista, devido à qualidade e vivência dos integrantes da mesa”, afirma Lehner.

A aluna Renata Roque Rodrigues achou a experiência muito positiva. “Achei que foi muito produtivo e importante para nós do estágio, pois temos pacientes com essa síndrome e nos foi apresentada a visão de outros profissionais sobre o tema. Abriu nossa mente sobre o tratamento. Achei a linguagem bem tranquila. As dúvidas de nossos colegas foram respondidas até por nós que estamos concluindo o curso, o que mostra que a bagagem passada até agora na graduação permaneceu”.

A intenção da gestora é dar continuidade aos seminários, que já estão agendados para o final de cada mês, até novembro de 2015, convidando profissionais relacionados com o tema abordado e professores dos demais cursos desta instituição, garantindo assim sua visão interdisciplinar.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/d03583fd-db47-43aa-bede-91357800adc5