No último dia 27, a professora Ronise Suzuki participou do maior evento de administração do país, o ENAPAD (Encontro de Administração Pública e Governança), realizado em Campo Grande (MS). O artigo escrito por Ronise, “Análise das Competências para Inovar das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica na Percepção dos Gestores das Micro e Pequenas Empresas de Base Tecnológica”, foi um dos 2276 inscritos no evento e ficou entre os 860 selecionados para apresentação.
Concorrendo com trabalhos da USP (Universidade de São Paulo), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o artigo de Ronise, extraído de sua dissertação de Mestrado, foi indicado para premiação e ficou entre os cinco melhores da seção “Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação”. “Esse reconhecimento da ANPAD possibilita a publicação em revistas com grande credibilidade científica na área”, afirma Ronise.
Outro trabalho na mesma área: “Desafio de Marketing para Micro Pequena e Empresas de Base Tecnologia”, escrito por Ronise, pela também professora da Univiçosa Maria de Fátima Santos Diniz e por pesquisadores da UFV (Universidade Federal de Viçosa), foi premiado como o melhor artigo no XX Seminário Nacional de Parques e Incubadoras. O artigo premiado foi reapresentado na Rede Mineira de Inovação, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (7), a convite da Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia de Minas. Graças a este trabalho, a Rede recebeu um prêmio da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).
As professoras Ronise e Maria de Fátima desenvolvem trabalhos conjuntos desde 2004 com pesquisas na área de inovação e empreendedorismo.
Em foto da ANPAD, os participantes da Seção de Debate do artigo da professora Ronise: da esquerda para a direita, a Coordenadora da mesa, Professora Sandra Rolim Ensslin (UFSC: Universidade Federal de Santa Catarina), Rafael Santiago (UFMG) Ronise Suzuki e Glaciane Rodrigues (FAPEMIG: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais).
“A premiação representa o reconhecimento pelo trabalho que viemos desenvolvendo na área de empreendedorismo tecnológico”, analisa Maria de Fátima.
“Representa especialmente o amadurecimento do nosso trabalho, além de reconhecer a importância do marketing como ferramenta e ciência. É uma satisfação, resultado do esforço conjunto, reconhecido num evento que reúne os principais especialistas e pesquisadores da área de inovação e empresas de base tecnológica. Agora é continuar trabalhando e publicar numa revista. Essa é a vida do pesquisador”, conclui Ronise.
Maria de Fátima é economista, mestre em Economia da UnB (Universidade de Brasília) e em Economia da Inovação, pela Universidade de Susex (Inglaterra). Consultora do Centev (Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa). Na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, ministra aulas de Fundamentos de Economia e Mercado (Gestão de Empresas), Empreendedorismo (Gestão de Empresas e Redes de Computadores), Inovação e Gestão Tecnológica (Gestão Ambiental).
Ronise Suzuki é Bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. NaUniviçosa, é professora de Comportamento do Consumidor e Gestão de Serviços” (Marketing), Marketing (Gestão de Empresas) e Economia e Administração Rural (Medicina Veterinária).