O projeto “A utilização do yacon na alimentação humana como fonte de prebiótico: desenvolvimento e análise de preparações”, da aluna Marina Oliveira Santana (Nutrição) é um dos cinco selecionados para o programa de bolsas de iniciação científica 2011 da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. A orientadora é a Nutricionista Luiza Carla, Gestora do Curso de Nutrição da Faculdade.
A ideia do projeto surgiu com as evidências de que a população de um modo geral está mais consciente da relação entre alimentação e saúde, com crescimento do interesse em manter ou melhorar o estado de saúde através do consumo de alimentos tradicionais associados aos alimentos funcionais, que, além de nutrir, trazem outros benefícios à saúde. Dentre as substâncias com propriedades funcionais citam-se os prebióticos, que são fermentáveis, não digeríveis e cujos efeitos beneficiam o homem por estimular o crescimento seletivo e ativar o metabolismo de bactérias promotoras da saúde no trato digestório, principalmente as bifidobactérias.
Estudos em animais e humanos revelam que a fermentação dos prebióticos pelas bifidobactérias melhoram a função intestinal, reduzem o nível de colesterol no sangue e suprimem a produção de substâncias putrefativas com consequente redução na incidência de câncer de cólon, bem como melhora a absorção de minerais.
Dentre as substâncias prebióticas, têm-se os frutooligossacarídeos (FOS) muito encontrado no yacon, uma raiz de aparência similar à batata doce. A textura, o sabor adocicado e refrescante tornam as raízes de yacon bastante agradáveis ao paladar, favorecendo seu consumo in natura, unicamente ou como ingrediente em outras preparações, porém, a maioria dos indivíduos desconhece sua aplicabilidade e funcionalidade.
Diante disso, o projeto objetiva desenvolver preparações tradicionais contendo yacon visando difundir a utilização do alimento rico em prebiótico para a população.
Para a seleção da estudante, foram observadas as normas do edital. Além disto, foram considerados o interesse da acadêmica por pesquisa, seu currículo – participações em atividades diversas como, por exemplo, estágios extracurriculares, estágio de pesquisa e/ou extensão, vinculado a projeto, com ou sem bolsa (voluntário); participação em eventos científicos com ou sem apresentação de trabalho, participação em cursos/minicursos, e organização de eventos, dentre outros.
“É fundamental nosso aluno ter consciência da importância de construir um bom currículo, requisito essencial nos processos seletivos. Além de ter um bom desempenho acadêmico, ele deve participar de atividades correlatas. Os frutos serão colhidos, com certeza”, comenta Luiza Carla.