Publicado em 20 de outubro de 2014
Com participação da Univiçosa, Aconteceu nesse sábado (18), de 8h às 12h, a Feira da Cidadania Especial do Dia das Crianças, em Porto Firme (MG). O evento contou com a participação da Prefeitura Municipal de Porto Firme, Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC) e Violeiros de Viçosa.
Vários cursos da Univiçosa ofereceram orientações para a comunidade. Supervisionados pela Professora Araceli Romano de Mello (Univiçosa) e por funcionários da Prefeitura de Porto Firme, acadêmicos de Psicologia desenvolveram brincadeiras com as crianças. A Feira da Cidadania também contou com o apoio de Leonardo Ítalo, Gestor de Empresas formado pela Univiçosa, que todos os anos arrecada e doa brinquedos pelo Dia das Crianças. Neste ano, foram distribuídos brinquedos para cerca de 500 crianças participantes.
Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento.
Alunos de Medicina Veterinária coordenados pela Professora Ludmila Souza apresentaram junto com a Equipe Municipal de Controle de Endemias informações sobre pragas como escorpiões, vermes e barbeiros e deram orientações sobre posse responsável de cães e gatos.
O Curso de Engenharia Química participou da feira com produtos fabricados pelos estudantes: amaciante, sabão, cera e massa de modelar, feitos sobre supervisão da Professora Svetlana Fialho.
Estudantes de Farmácia efetuaram testes de glicemia. Acadêmicos de Fisioterapia, coordenados pelo Professor Andrês Chiapeta, realizaram testes de avaliação postural e deram orientações. Alunos de Enfermagem aferiram pressão arterial dos participantes e três estudantes supervisionadas pela Professora e Enfermeira Danielle Mendes realizaram a coleta de preventivo ginecológico de 50 pacientes do PSF que fizeram agendamento prévio pelo município. Nutrição verificou medidas edeu orientações gerais sobre hábitos alimentares.
“Quando vemos nossos alunos orientando a comunidade de forma adequada sabemos que o nosso trabalho está sendo bem conduzido. Digo ainda que para nós, professores, é extremamente gratificante ver nossos alunos preparados, exercendo ações de impacto social”, comenta a Professora Danielle Mendes.