O curso de Fisioterapia da Univiçosa participou da Feira da Cidadania na Comunidade das Coelhas (Viçosa), neste sábado (16), realizando diagnósticos posturais da população local. O evento foi um marco para o curso de Fisioterapia, que utilizou pela primeira vez um software de avaliação postural, chamado FisiMetrix 2.5, que possibilita um diagnóstico rápido e efetivo das alterações posturais.
O programa consiste em uma avaliação de maneira indireta, ou seja, através de fotos. A pessoa a ser avaliada é fotografada em três vistas: anterior (frente), posterior (costa) e lateralmente. Estas imagens são inseridas no software que auxilia o fisioterapeuta nos diagnósticos de transtornos posturais. As fotos foram capturadas em uma tenda fechada para preservar a intimidade dos voluntários.
A participação no evento contou com a colaboração dos alunos do terceiro período do curso de Fisioterapia orientados pelo professor Andrês Chiapeta, que atenderam aproximadamente 30 moradores da comunidade.
“Esta participação da fisioterapia na atenção primária junto à comunidade viçosense vem de encontro ao projeto pedagógico do curso que tem como um dos objetivos oferecer ao aluno a visão generalista da profissão em seus 3 níveis de atuação. Além do diagnóstico postural, os indivíduos avaliados receberam orientações sobre como melhorar a postura e também como minimizar os impactos destas alterações em suas atividades laborais e de vida diária”, relatou a professora Silvia Helena, gestora do curso.