Medicamentos biossimilares e biológicos movimentam indústria química brasileira

Medicamentos biossimilares e biológicos movimentam indústria química brasileira
Publicado em 17 de setembro de 2013

Produção de medicamentos em expansão no Brasil (Photo:Stock Photos)


Ricardo Antônio Zatti: Farmacêutico, Mestre em “Ciências Farmacêuticas”. Gestor do Curso de Farmácia da Univiçosa/Esuv

Nos últimos anos têm aumentado de forma expressiva a produção de medicamentos no Brasil. O País está cada dia menos dependente da importação de fármacos e medicamentos para atendimento à demanda local. Na última década foram instalados vários pólos industriais dedicados à indústria química e farmacêutica. Estão destaque o pólo industrial de Anápolis (GO) e Pouso Alegre (MG). Só em Pouso Alegre, está prevista a abertura de mais de 500 novas vagas de trabalho para as indústrias farmacêuticas até o início de 2014.

Neste cenário, estão em expansão várias indústrias incluindo as multinacionais e as estatais. A FUNED (Fundação Ezequiel Dias), indústria farmacêutica do Governo de Minas Gerais, anunciou para 2014 a abertura de uma nova fábrica de medicamentos em Belo Horizonte. Esta nova fábrica será destinada à produção de medicamentos biológicos e biossimilares.

Os medicamentos biossimilares e biológicos são produzidos a partir de células vivas, incluindo bactérias, fungos ou células de animais mamíferos ou, ainda, fermentados e purificados em laboratório. Também conhecidos como biofármacos, esses medicamentos são indicados para o tratamento de diversas patologias.

Em geral, esses fármacos são substâncias indicadas para a reposição no organismo, como a reposição de insulina e hormônio do crescimento. Outra função desses biofármacos é o bloqueio da ação de células ou proteínas envolvidas nos mecanismos causadores de doenças de origem imunológica, como artrite reumatóide, lúpus, câncer e esclerose múltipla. Ao contrário dos medicamentos genéricos, os biossimilares são substâncias complexas e não cópias idênticas do biofármaco original. Portanto, não possuem nenhuma semelhança com os medicamentos similares convencionais.

A biotecnologia é a área da farmácia destinada à produção e obtenção de fármacos biológicos e biossimilares. A unidade fabril da FUNED que será inaugurada no próximo ano abrirá várias vagas para farmacêuticos com experiência em biotecnologia. Essa nova unidade industrial irá produzir eritropoetina recombinante humana — utilizada no tratamento de insuficiência renal, interferon alfa recombinante — para tratamento de hepatites, além de soros heterólogos hiperimunes e vacina meningocócica.

Além da FUNED, estão sendo instaladas outras três indústrias de produtos biotecnológicos na região Sudeste voltadas principalmente para a produção de insulina.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/c90c928b-af36-473d-9107-0d5b3fcaa914