Projeto de lei prevê embalagens com alerta sobre lactose nos alimentos

Projeto de lei prevê embalagens com alerta sobre lactose nos alimentos
Publicado em 17 de novembro de 2014

Se projeto for aprovado, embalagens deverão alertar para presença de lactose (Foto: Stockvault)


Vanísia Cordeiro Dias: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados. Professora do Curso de Nutrição da Univiçosa

Todas as embalagens de produtivos alimentícios deverão trazer em sua embalagem a inscrição “contém lactose”. É o que prevê projeto de lei aprovado na quarta-feira (12) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Como tramitou em caráter terminativo, a proposta poderá seguir diretamente para análise da Câmara dos Deputados e, se não houver recurso, o projeto será votado pelo plenário do Senado.

Atualmente, os rótulos informam a presença do glúten, proteína presente na aveia, trigo, cevada, malte e centeio. O consumo do glúten é prejudicial aos pacientes que possuem a doença celíaca.

O projeto não contempla a obrigatoriedade de se demonstrar o teor de lactose contido em cada alimento, devido ao custo do teste, e se justifica pela alta prevalência da intolerância à lactose. O senador Paulo Bauer, um dos mentores do projeto, apresenta os resultados de uma série de estudos que apontam a elevada ocorrência da doença. Um dos estudos aponta que 50% da população brasileira é de portadores de tal intolerância.


A lactose é o carboidrato (açúcar) do leite de vaca. No leite materno, é o principal e mais abundante constituinte: contém de 53 a 61g/l desse nutriente, que acidifica o pH intestinal e favorece a absorção do cálcio e vitamina D na dieta. Portanto, a exclusão desse importante componente da dieta, sem prescrição ou orientação do nutricionista e do médico, pode acarretar sérios prejuízos à saúde.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/c8e60b35-3280-4e8f-a07f-eda3f44b306d