Alunos de Engenharia Química da UniviçosaEsuv visitam fábrica da Bayer no RJ

Alunos de Engenharia Química da UniviçosaEsuv visitam fábrica da Bayer no RJ
Publicado em 20 de junho de 2013

O grupo da Univiçosa na Bayer



Na quarta-feira (19), alunos do 5 período do curso de Engenharia Química da Univiçosa/Esuv realizaram uma visita técnica ao Parque Industrial da Bayer, localizado em Belfort Roxo, na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

A visita serviu para complementar o conteúdo programático da disciplina “Métodos Instrumentais de Análise” e foi coordenada pela professora Lígia Vieira (Bacharel e Mestre em “Química” e Doutora em “Agroquímica”) e pela Gestora do Curso de Engenharia Química, Daniella Sette (Engenheira Ambiental e Mestre em “Engenharia Sanitária e Ambiental”)

O Parque Industrial de Belford Roxo é a maior unidade de produção da Bayer na América Latina, com produção anual de 150 mil toneladas de produtos para a agricultura e matérias-primas básicas para poliuretano. A planta, que ocupa uma área de 2 milhões de m², reúne a única fábrica de MDI — um dos componentes para formulação do poliuretano – da Bayer MaterialScience na América do Sul e a segunda maior unidade de formulação de inseticidas, fungicidas e herbicidas da Bayer CropScience em todo o mundo. Além disso, nesta localidade funciona a única fábrica de resina alifática poliuretânica da América Latina, matéria-prima utilizada na formulação de vernizes para as indústrias da construção civil, moveleira e automotiva.

Além das unidades de produção da Bayer, o Parque Industrial abriga as empresas parceiras como Haztec Tribel, especializada no tratamento e gerenciamento de resíduos industriais; Haztec Geoplan, que desenvolve soluções para abastecimento de água: Air Liquide, fornecedora de gases industriais; EBAMAG, empresa de logística do Grupo Toniato; Mauser e Graham, fabricantes de embalagens plásticas.

“A visita foi muito interessante, pois os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática como funciona todo o processo produtivo de uma indústria química de grande porte, além de conhecer o setor operacional e o Laboratório de Controle de Qualidade da indústria”, comenta Daniella Sette.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/c708950c-9c2c-4fc9-bd43-8fe15d0e2dc5