Entre 28 e 30 de agosto aconteceu o I Rotary Cidade Universitária em Ação, na Praça Silviano Brandão, em frente à Igreja Matriz da Santa Rita. O público teve acesso gratuito a serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar (para detecção de diabetes) tipagem sanguínea, PSA (para verificar a existência de câncer de próstata), preventivo do câncer de colo do útero e mamas, orientações sobre educação sexual, alimentação saudável, além de corte de cabelo e emissão de documento de identidade. Vários cursos da Univiçosa participaram do evento.
O curso de Enfermagem da Univiçosa esteve presente nos 3 dias de evento com alunos devidamente orientados pelo Professor Leonardo Santana Rocha (Gestor do Curso) e pela Enfermeira Danielle Mendes (responsável pela extensão). Foram mais de 1100 atendimentos.
Leonardo Santana Rocha destacou a importância de eventos como esse do Rotary com a Univiçosa. “A população recebe orientações e tem a oportunidade de detectar doenças graves que acontecem, na maior parte das vezes, de maneira assintomática, tais como o diabetes e a hipertensão, por exemplo. E assim é possível tratar antes que ocorram complicações. Para os alunos é uma excelente oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e vivenciar o contato direto com a população, adquirindo experiência profissional, e fazendo o elo entre teoria e prática. Isso determina o profissional dinâmico que o mercado exige e que é um dos objetivos do nosso curso de Enfermagem”.
O curso de Psicologia participou com as alunas do décimo período Estefâne Abranches, Amanda Cibele, Maria Auxiliadora Rivelli e Suely, supervisionadas pela professora Maria Tereza Brandi, com acompanhamento do Gestor Bruno Cury. Foram aplicados testes de ansiedade e inventário do estresse na população. Diante de resultados com escores mais elevados, foi sugerida busca de ajuda psicoterápica para melhorar a qualidade de vida.
Além de Enfermagem e Psicologia, também participaram Fisioterapia — com orientação postural encaminhamentos, e Medicina Veterinária — informando sobre como evitar escorpiões, prevenção de verminoses e posse responsável de animais de estimação.
Entre os parceiros do evento estavam também a Prefeitura Municipal de Viçosa, Associação de Proteção às Pessoas com Câncer (AAPEC), Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA) e Polícia Militar.
A presença da Univiçosa no evento foi coordenada pelo professor Marcelo Dias da Silva, responsável pela extensão no NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão). Foram distribuídas 200 Cartilhas da Saúde.