Entre esta quinta-feira e sábado, dias 5 e 7, o professor Fábio Simão [Mestre em História e Doutorando pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora], docente das áreas de Sociologia, Filosofia, Economia e Antropologia da UNIVIÇOSA, participou da 8 Conferência da International Gender and Language Association (IGALA 8), em Vancouver, no Canadá.
No evento, Fábio Simão apresentou conclusões parciais de seus estudos de doutorado a professores e pesquisadores do mundo inteiro. Participaram estudiosos asiáticos, africanos, estadunidenses, canadenses, brasileiros e europeus.
No artigo intitulado Becoming a woman: the Domestic Science School, femininity, doctrine and gender representations [Tornar-se mulher: a Escola de Ciências Domésticas, feminilidade, doutrina e representações de gênero], o professor Fábio Simões compartilha suas experiências docentes e de pesquisa acerca das modernas relações sociais e de poder envolvendo discursos e práticas de exclusão da mulher. Pensando na perspectiva da igualdade de gênero e do lugar político e social da mulher em meios públicos, historicamente reservados ao homem, o artigo procura mostrar como a mulher chegou à esfera acadêmica e universitária a partir da cientificização do espaço doméstico.
Fábio Simão, que levou o nome da UNIVIÇOSA a um evento de importância mundial, discutiu questões filosóficas e sociológicas fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa no tocante à presença da mulher no meio acadêmico.