Nesta segunda-feira (16), alunos do terceiro período do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, visitaram o Grupo Entre Folhas, situado na UFV (Universidade Federal de Viçosa).
O Entre Folhas desenvolve trabalho informativo junto à população rural sobre o uso correto e o cultivo de plantas medicinais. A atividade resgata o conhecimento popular e a manutenção de plantas medicinais da região, fonte para pesquisadores. O grupo tem apoio da UFV, prefeituras municipais e Emater/MG (Empresa Brasileira de Extensão Rural de Minas Gerais).
O professor da Univiçosa Camilo Amaro de Carvalho (Farmacobotânica e Farmacognosia) acompanhou os acadêmicos, que aprimoraram seus conhecimentos teóricos e práticos a respeito das plantas medicinais. A visita permitiu aos alunos conhecerem etapas da produção e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
“A utilização de fitoterápicos aumenta a todo ano no Brasil e no mundo e as Ciências Farmacêuticas podem contribuir fortemente para a ampliação de seu uso racional,pressupondo a combinação de assistência farmacêutica, desenvolvimento de fitoterápicos e controle de qualidade com os conhecimentos tradicionais”, diz Camilo Amaro.
O objetivo da Faculdade é formar farmacêuticos capacitados sobre o modo correto de preparo e utilização de medicamentos fitoterápicos, garantindo à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, além de promover o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da indústria nacional. “Desta forma, é possível garantir opções terapêuticas aos usuários com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, considerando o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais, conforme a legislação vigente”, conclui o professor.
“O aluno da Univiçosa tem formação completa, não só em aulas teóricas e práticas, mas também através de pesquisa, extensão e de visitas como esta ao Grupo Entre Folhas. O contato com outras realidades proporciona uma visão mais abrangente e capacita o acadêmico para ser destaque no mercado de trabalho”, comenta Ricardo Antônio Zatti, Gestor do Curso de Farmácia da Univiçosa.