“Mais uma vez vamos participar do melhor congresso internacional de Terapia Manual da América Latina”. A afirmação é do Fisioterapeuta Celber Limonge, Gestor do Curso de Fisioterapia da Univiçosa-Esuv, ao confirmar presença no CIRNE 2013. O Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva vai ocorrer entre 15 e 18 de maio, no Rio de Janeiro. “O evento reúne nomes respeitados na prática clínica vindos de diversas partes do Brasil e do exterior”, diz Celber.
Em duas ocasiões a Univiçosa aproveitou a participação para promover a Semana Acadêmica de Fisioterapia: em 2009 (Belo Horizonte, Minas Gerais) e em 2011 (Vitória, Espírito Santo). A iniciativa estimulou os alunos e despertou o sentido de valorização da profissão, algo sem precedentes para alunos, ex-alunos e professores.
Celber Limonge sustenta que a presença nos eventos permitiu maior proximidade de referências profissionais na Fisioterapia e divulgou para todos que a Univiçosa reconhece, divulga, participa e se preocupa em desenvolver a “boa Fisioterapia”.
Com participação maciça de professores, foi a oportunidade de reciclar conhecimentos e trocar contatos com fisioterapeutas que escrevem e pesquisam sobre o que ensinam em sala de aula.
No III CIRNE, o estudante da Univiçosa João Antônio Rezende, orientado por Celber Limonge, teve seu trabalho aceito para apresentação na forma de pôster. O trabalho selecionado foi “Perfil dos Pacientes com Lombalgia na Clínica Escola de Fisioterapia da Univiçosa”.
Repercutiu muito bem nas ocasiões em que participamos o apoio da Univiçosa aos alunos e professores de Fisioterapia, de acordo com Celber Limonge. “Todos ficaram impressionados com os estímulos que a Instituição oferece, dentre os quais a Uniclínica, a qualidade dos professores, o conteúdo programático, a ênfase em Terapia Manual, as palestras rotineiras, os eventos acadêmicos e esta iniciativa pioneira de levar semanas acadêmicas a um evento internacional como o CIRNE”.
Como ocorreu nas edições anteriores do CIRNE, a Univiçosa vai subsidiar 60% do valor do transporte para os alunos, professores e ex-alunos.
A Comissão Organizadora do CIRNE 2013 concederá aos inscritos da Univiçosa alguns privilégios: todos, inclusive professores e ex-alunos, pagarão o valor da inscrição como estudantes; todos ganharão um workshop internacional; todos ganharão a tradução simultânea; os 10 primeiros alunos inscritos ganharão o segundo workshop internacional.