Nesta quinta-feira (24) recebemos na Univiçosa o SENGE (Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais) que ministraram palestras pela manhã e pela noite, com apoio do CREA-MG. Nas palestras foi abordado o papel do engenheiro na economia do Brasil, sendo os profissionais responsáveis por toda a cadeia produtiva do país. Abordaram questões voltadas às Engenharias Ambiental, Civil e Química.
Foram abordados também alguns projetos de lei como a PL 13/2013 que prevê a engenharia regida através da CLT em território nacional. Com isso os engenheiros teriam um ganho salarial muito importante, principalmente nas esferas municipais e estaduais, colocando o piso salarial em R$7 mil para 8 horas de trabalho.
Ensinaram aos formandos a necessidade de anotação da ART (anotação de responsabilidade técnica) e como preenchê-las. Divulgaram ainda o SENGE Jovem, voltada à filiação dos estudantes de engenharia ao sindicato.
“A interação e divulgação do sindicato é extremamente necessário para o conhecimento dos profissionais quanto aos seus direitos e deveres. As palestras foram muito esclarecedoras e divulgaram alguns projetos de fortalecimento da classe dos engenheiros” disse Adonai Fineza, Engenheiro Civil, Doutor em Geotecnia, Gestor e Professor do curso de Engenharia Civil da Univiçosa.
A professora Daniella Sette, Gestora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa relatou que "os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa ainda tiveram a honra de contar com a presença do Presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (ANEAM), Marcus Vinícius Batista de Souza, que ministrou a eles uma palestra específica com o tema ‘O Panorama da Engenharia Ambiental no Brasil: Situação e Perspectivas’. O Engenheiro Ambiental, Marcus Vinícius, falou sobre as atribuições do profissional perante o Conselho (CONFEA/CREA), destacando as principais áreas de atuação e as tendências atuais do mercado de trabalho. Segundo ele, a Engenharia Ambiental é hoje considerada ‘a mais humana’ das Engenharias".