Uma propriedade rural marcada pela simplicidade e beleza típicas do interior de Minas. Esse foi o cenário onde ocorreu, ontem (12), a premiação dos primeiros colocados do Conhecer 2015: Mostra de Ciência e Tecnologia da Univiçosa. O Conhecer 2014, realizado em 31 de maio, reuniu trabalhos de diversas escolas da região. Grupos da Escola Família Agrícola Puris (EFA-Puris), de Araponga, ficaram com os dois primeiros lugares.
A EFA-Puris funciona na Comunidade Novo Horizonte, em São Joaquim, zona rural de Araponga. Dedicada à prática da agroecologia e à formação profissional e pessoal dos jovens estudantes, trabalha em regime da alternância: os estudantes ficam 15 dias na escola e, após esse período, retornam para suas famílias, onde permanecem por 15 dias, em um processo chamado sócio-familiar. Quando estão em casa, os estudantes desenvolvem atividades com suas famílias e com as comunidades de origem.
A premiação foi entregue pelo Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, e pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Mateus Mendonça Vieira, recebido na Escola pela Diretora Maria Rosânea Lopes Duarte, e por professores e alunos.
A segunda colocação foi para “Água + homeopatia + agroecologia = sustentabilidade”, trabalho realizado pelos alunos Hernando Assunção Gomes, Adenízia Maria de Souza e Gustavo Bruno Pereira de Souza.
Em primeiro lugar ficou o trabalho “Dessecante solo vivo: equilíbrio, diversidade”, dos alunos Gabriel de Oliveira Santos, Igor Borges Peron e Warley de Almeida Ribas. Gabriel Santos afirmou que, enquanto fazia o trabalho com seus colegas, descobriu que “o agrotóxico é, muitas vezes, pior do que a gente pode imaginar. E a maioria das pessoas não tem noção do mal que eles causam à nossa saúde. Muitos agricultores não acreditam porque ninguém chega e mostra uma forma diferente de trabalhar. Nós aprendemos que existem sim formas alternativas e que, se você quiser, você consegue fazer a diferença”.
Ambos os trabalhos da EFA-Puris tiveram como Orientador o Professor Ivo Jucksch. “Nossa proposta é levar o ensino para os agricultores, valorizando-os como agricultores. Não tiramos o estudante do ambiente dele: ele fica 15 dias em casa e 15 dias na escola, facilitando a interação da escola com o ambiente em que ele vive. Os meninos se entusiasmaram com a iniciativa da Univiçosa, importante para eles conhecerem o mundo. Eles estão com vontade, estão aprendendo. Essa vitória é um estímulo para todos nós. É fruto do nosso trabalho. O coletivo da Escola ganhou esse prêmio”.
A escola recebeu um Projetor Multimídia e Troféu. O Professor Orientador foi premiado com um notebook e Certificado de Participação. Cada aluno dos grupos que ficaram nas duas primeiras colocações irá receber bolsa de estudos para o curso de sua escolha entre aqueles ofertados pela Univiçosa: 75% (1 lugar) 50% (2). Para terem direito às bolsas, os alunos vencedores ainda deverão passar no vestibular.
No dia 8 de setembro, a Escola Estadual “Effie Rolfs”, que ficou em terceiro lugar, recebeu a premiação do Conhecer 2014, pelo trabalho “Processo Oxidação Avançada no tratamento de efluentes”, da aluna Isabela Mansur, orientada pela Professora Maria Moreira da Silva. A Escola recebeu um projetor multimídia. A orientadora foi premiada com um notebook e certificado de participação. A aluna foi contemplada com uma bolsa de 25% para um dos cursos da Univiçosa ao longo de toda a graduação, direito que será assegurado com a aprovação no vestibular de 23 de novembro.
Ao final da premiação de ontem, o Diretor da Univiçosa Evaldo Zeferino Rodrigues lembrou a importância da integração promovida pelo Conhecer. “Agradeço a todos por terem acreditado no Projeto. Deixo aqui um convite aos que estão fazendo agora o segundo ano. Participem do próximo Conhecer, porque é importantes desde já que cada um se interesse pela pesquisa. Adquirindo esse hábito ainda no Ensino Médio, as coisas ficam mais fáceis na graduação”.
O Conhecer 2015 está confirmado para 30 de maio.