Nesta quinta (3) e sexta-feira (4), na Univiçosa, teve sequência o projeto “Estratégias de Ensino: Aprendizagem para o Curso de Medicina Veterinária”, em treinamento ministrado pela representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Regina Werneck Afonso, Especialista em Educação a Distância.
O projeto, idealizado pelo CFMV em 2013, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários, trabalhando não só a formação técnica, mas, também, aspectos relacionados a liderança, atenção à saúde, comunicação, tomada de decisão, administração, gerenciamento e educação permanente. Na Univiçosa, a parceria com o Conselho iniciou em 2015 e mesmo com a finalização do projeto no final desse semestre, a IES deseja manter as Estratégias de Ensino com Metodologias Ativas em suas aulas.
No treinamento deste ano, as discussões sobre o uso metodologias ativas não ficaram restritas aos professores de Medicina Veterinária da Instituição. Docentes de outros cursos também foram convidados.
Raquel Duarte Moreira Alves, professora do Curso de Nutrição diz que o treinamento é muito importante porque possibilita a discussão entre os professores da Instituição, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. “O professor desmitifica a ideia de somente transmitir informação, e passa a incluir o aluno para que ele aprenda o conteúdo ministrado. A partir desse treinamento conseguimos trazer metodologias inovadoras para a sala de aula, mudando um pouco o perfil das nossas aulas e tronando mais agradável e mais efetivo o processo de aprendizagem”.
A gestora do curso de Nutrição, Cristiane Sampaio, também comentou sua participação no treinamento, destacando a importância desses encontros para os professores aperfeiçoarem suas estratégias junto aos alunos.
Ao fim do projeto, em julho, será elaborado um relatório pela comissão organizadora da Univiçosa, composta pelos professores Adriano França Cunha, João Paulo Machado, Ludmila Sousa Fernandes, Mariana Costa Fausto, Sâmara Turbay Pires e a Gestora do curso, professora Alessandra Sayegh Arreguy SIlva, todos do curso de Medicina Veterinária. Esse relatório será repassado ao CFMV e divulgado para outras IES de Medicina Veterinária no Brasil.
A qualidade do ensino de Medicina Veterinária nas faculdades brasileiras é uma das preocupações do CFMV, de acordo com Gestora do curso na Univiçosa, Professora Alessandra Sayegh Arreguy Silva. Com isso, surgiu o projeto e as IES que se voluntariaram no mesmo. “Nós, da Univiçosa fizemos questão de participar. Acreditamos que a forma como ensinamos aos nossos alunos tem que ser reavaliada a cada momento, porque os nossos jovens são muito dinâmicos e gostam de coisas novas, de tecnologia, internet a todo o momento e aulas participativas, onde possam aprender fazendo. Não podemos continuar com as nossas aulas de forma tradicional. O aluno deve fazer parte da aula e aprender assim, participando ativamente."