Nesta segunda-feira (29), os acadêmicos Paulo Victor Oliveira de Souza e Ludimila Viana de Souza, do sétimo período de Engenharia Ambiental da Univiçosa, viajaram para intercâmbio de seis semanas na cidade de Popayan, na Colômbia. A iniciativa é resultado da parceria entre a Univiçosa e a AIESEC, uma rede global que explora e desenvolve o potencial de liderança dos membros para impactarem positivamente na sociedade. A AIESEC é formada por jovens universitários e por graduados recentes. A organização oferece experiência de desenvolvimento integrada composta de oportunidades de liderança, intercâmbios sociais, intercâmbios profissionais e participação em um ambiente global de aprendizado.
Suellen Santana Silveira, Presidente do Comitê Local, lembra que a AIESEC é a maior organização jovem do mundo reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). “Nosso objetivo é desenvolver liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios e experiências de membresia nos mais de 120 países e territórios onde estamos. Qualquer aluno pode participar, o intercâmbio voluntário é bastante flexível em relação à área de graduação”, explica. A AIESEC disponibiliza três tipos de programas e oportunidades: Cidadão Global, Hospede um Intercambista e Talentos Globais.
Os acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa foram selecionados através do intercâmbio “Cidadão Global”, para ações voluntárias em Organizações não Governamentais (ONGs) e projetos educacionais com ênfase em gestão de projetos, educação e cultural, ensino de novas línguas e execução de workshop nos mais variados destinos.
Os intercâmbios são nas áreas de Ambiental, Cultural, Gestão, Saúde e Direitos Humanos. Os principais países que oferecem o intercâmbio voluntário estão na América Latina (Colômbia, Peru e México), Europa Oriental (e Romênia), Ásia (Índia) e África (Egito).
A Gestora de Engenharia Ambiental, Professora Daniella Sette, destaca as oportunidades que a Univiçosa oferece aos alunos. “Os acadêmicos têm muitas oportunidades de fazer atividades extracurriculares. Essa foi uma que se destacou. Os próprios alunos procuraram a AIESEC. Isso é resultado do esforço deles, com apoio do corpo docente qualificado do curso. Essa oportunidade é ótima para conhecer outras culturas e agrega muito valor à formação acadêmica”.
Os alunos da Univiçosa vão atuar em recursos sólidos e hídricos e em mudanças climáticas, fazendo workshop e trabalhando na conscientização de crianças. Cada projeto do Programa de Intercâmbio tem duração mínima de 6 semanas e máxima de 12 semanas.
Ludimila Viana diz que sempre quis fazer intercâmbio. “Estarei em um país desconhecido e vai ter situação em que nós vamos teremos que nos virar. Espero aprender e levar coisas boas do Brasil para lá. É um choque cultural. Eles vão aprender muito com a gente e nós vamos aprender muito com eles”.
Paulo Vítor Oliveira espera voltar a fazer intercâmbio depois de se formar. “Depois pretendo voltar para o intercâmbio. Tive medo, mas as expectativas foram superadas. Se eu não fosse agora, não iria mais” relatou Paulo Victor.
Para realizar o intercâmbio da AIESEC é necessário ter entre 18 e 30 anos e possuir vínculo com uma instituição de ensino superior, podendo ser graduando, pós-graduando ou formado há pelo menos 2 anos, sendo preferível que o voluntário tenha inglês e/ou espanhol intermediário.
Para mais informações sobre o Intercâmbio da AIESEC o interessado deve enviar e-mail para cidadaoglobalvc@gmail.com ou procurar o escritório, no Pavilhão das Clínicas Integradas da Univiçosa Unidade 1: Avenida Maria de Paula Santana, 3815, Silvestre, as segundas e quartas-feiras, de 18h30 às 21h e às terças e quintas-feiras de 8h30 as 11h.