Comemorado em 31 de março, o Dia Nacional da Saúde e Nutrição foi marcado por atividades envolvendo os cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição da Univiçosa. A data faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Para conscientizar a comunidade acadêmica e os colaboradores, professores e alunos promoveram ações de conscientização no hall do Prédio Principal da Unidade 1, nesta quinta-feira.
Representantes do curso de Nutrição fizeram pesagem e orientaram os participantes. Acadêmicos de Farmácia verificaram a glicemia e alunos e professores de Enfermagem efetuaram aferição de pressão arterial.
Para Gabriela Soares da Silva, aluna do sétimo período de Nutrição, essas atividades realizadas dentro da Univiçosa visam melhor qualidade de vida para todos. “Nós sabemos que a população está preocupada com a saúde, mas não sabe o que fazer para mudar esse quadro. Então, a importância de se frisar o porquê da alimentação saudável, que nós podemos mudar os quadros de obesidade e sobrepeso, que geram outras comorbidades, como hipertensão e diabetes”.
Priscilla De Pinho Lana, aluna do sexto período de Enfermagem, destacou a importância da integração dos vários segmentos que envolvem a saúde. “Nós fizemos a aferição da pressão arterial e, quando há alterações, conversamos com a pessoa, perguntamos se ela faz uso de medicação e a orientamos a procurar o médico”.
O trabalho envolvendo uma alimentação saudável já vem sendo desenvolvido entre alunos e professores do curso de Nutrição. Segundo a gestora do curso, Cristiane Sampaio, a intenção é espalhar a ideia da alimentação saudável, e consequentemente melhor qualidade de vida, para todos da Univiçosa.