Consciência e Integração. Essas duas palavras traduzem claramente as qualidades dos jovens que participaram do II Conhecer e a propostas fundamentais da Mostra de Ciência e Tecnologia da Univiçosa/Esuv. A segunda edição do evento, realizada em 8 de junho, movimentou o campus Univiçosa e reuniu trabalhos feitos por jovens concluintes do Ensino Médio de Viçosa e região. Foram inscritos 20 trabalhos sobre os mais diversos temas.
Se o Conhecer revelou o talento dos estudantes para a pesquisa científica, serviu também para congregar os futuros universitários e integrá-los ao ambiente acadêmico. Os prêmios foram entregues por representantes da Univiçosa/Esuv entre os dias 5 e 8 de julho, nas próprias escolas.
No dia 5 foi a vez de premiar o trabalho vencedor, que abordou o baixo aproveitamento de uma das maiores riquezas do Brasil: o nióbio, metal muito raro em todo o Planeta que o Brasil tem de sobra e representou a Escola Estadual “Professor Antônio Gonçalves Lanna”, de Ponte Nova, orientado pela Professora Daisy Irias da Silva e realizado por Rafael Isaac Primavera Carneiro, Pablo Henrique de Souza Fernandes e Saimon da Silva Martins. A premiação foi entregue pela Diretora da Faculdade, Professora Adriana Cambuí, e pelo Coordenador do Conhecer, Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral.
A Escola Estadual “Doutor Mariano da Rocha”, de Teixeiras, vencedora de 2012, foi a segunda colocada neste ano e recebeu sua premiação das mãos do Diretor Acadêmico da Univiçosa/Esuv, Professor Per Christian Braathen, e de Cristiano Cabral, no dia 8 de julho pelo trabalho “Pequenos gestos: o diferencial na vida das pessoas”, orientado pela Professora Maria das Dores da Silva Lana e produzido por Danielle Dias Cardoso, Joel Junior Pastor e Laís Soares Santos.
Finalmente, no dia 10, o Diretor Administrativo da Univiçosa/Esuv, Evaldo Zeferino Rodrigues, Per Christian Braathen e Cristiano Cabral entregaram a premiação ao Colégio da Vinci, de Viçosa, pelo trabalho “Construções sustentáveis”, orientado pelo professor Gabriel Henrique Sperandio e realizado pelas alunas Bárbara Dias de Souza, Marcela Belcavelo Lino Silva e Taynara Gomes Carvalho.
Cada escola dos três primeiros colocados recebeu um projetor multimídia e troféu. Cada professor orientador dos três primeiros colocados foi premiado com um notebook e certificado de participação. Cada aluno dos grupos que ficaram nas primeiras colocações terá direito a bolsa parcial para estudar na Univiçosa/Esuv: 75% de bolsa para o primeiro lugar, 50% para o segundo lugar e 25% para o terceiro.
De acordo com Cristiano Cabral, com o Conhecer a Univiçosa/Esuv deu mais um passo de encontro às escolas de Ensino Médio. “Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprenderam e sentiram a responsabilidade de produzir e apresentar um trabalho científico para professores de nível superior, experimentando a iniciação cientifica”.
O III Conhecer já tem data: 31 de maio de 2014.