Organização comemora sucesso do Colóquio de Educação e Ciências e já pensa na próxima edição

Organização comemora sucesso do Colóquio de Educação e Ciências e já pensa na próxima edição
Publicado em 16 de julho de 2015

Participação intensa nos 3 dias do Colóquio

Terminou nesta quarta-feira (15) o I Colóquio de Educação e Ciências da Univiçosa. Iniciativa do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão), o evento reuniu diretores, gestores e professores no Pavilhão das Clínicas da Unidade 1, para discutir, valorizar e ampliar a importância do docente na formação dos futuros profissionais. Marcado pela interatividade, por desafios e reflexões sobre o professor desses novos tempos, o Colóquio terá resultados positivos dentro e fora da sala de aulas.

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Segunda-feira, na palestra de abertura, o Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, citou dados de pesquisas reconhecidas, inclusive do IBGE e da Hoper Educação, e fez um panorama do cenário da educação superior no Brasil e das tendências e expectativas para o setor, do crescente acesso ao ensino superior pelas classes C e D — especialmente oriundos de escolas públicas, através do ENEM e dependentes de financiamentos como o FIES. “São pessoas que batalham pelo sonho de cursar uma faculdade e vencer na vida. Nós temos a responsabilidade de ajudá-las a transformar o sonho em realidade”.

O Professor Sérgio Domingues abordou o Papel do Professor frente ao aluno dos novos tempos, num cenário de diversidade sociocultural. O professor Rogério Pinto mostrou a importância do NUPEX na Instituição e também levantou questões sobre a produção da Revista Científica “UniScientiae”, que será desenvolvida em conjunto com todos os professores. O professor Marcelo Dias da Silva apresentou os projetos de extensão realizados pela Univiçosa e a importância deles para o crescimento acadêmico e social. Por fim, a professora Eliene da Silva Martins Viana falou sobre pesquisas no Programa de Iniciação Cientifica da Univiçosa, Pesquisa Voluntária ou através da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).


No segundo dia do Colóquio de Educação e Ciências da Univiçosa teve, como primeiro palestrante o professor Fraikson Fuscaldi Gomes abordando a construção do saber como uma forma de perceber o mundo e compreender o ser. Fraikson Gomes explicou as etapas da produção do conhecimento científico, ressaltando que não existe pesquisa sem resultado. Em seguida, a professora Viviane Gomes Lelis falou sobre como trabalhar com os alunos as Normas Científicas para produção de trabalhos. Anália Ataíde de Souza, Pedagoga e Professora de Música, ministrou o Curso de Aprimoramento da Qualidade Vocal para Professores, ensinando técnicas de melhoramento e descanso de voz. Fechando a programação do segundo dia, o workshop “O Professor enquanto ator em sala de aula: a construção do personagem docente”, com a atriz Jeane Doucas, mestre em Teatro, situou o professor em uma dimensão diferente. “O convite para vir ao evento foi ousado e interessante porque a questão da educação precisa ser pensada num aspecto global do professor. Ele deve ter capacidades além daquilo que consideramos conteúdo, pois muitas vezes o professor entende muito bem o conteúdo, mas não tem condições de transmitir. Então, qualquer ferramenta que ele possa utilizar para que o conteúdo seja expressado de uma melhor maneira para o aluno é fundamental. O teatro dá a ferramenta do autoconhecimento. Ser ator, assim como ser professor, é um sacerdócio. Estamos no Século 21. Chega dessa disposição quadrada e careta do ensino tradicional! O professor chegar como o cara que sabe e fica na frente da sala de aula falando. Isso já acabou! As universidades têm que repensar esse modelo, que não funciona. A sala de aula precisa se tornar afetiva e o professor também, porque sem afeto é impossível à transmissão de qualquer coisa. O professor precisa ter amor no momento em que está na sala de aula, caso contrário, o conhecimento não vai a lugar algum”.

Ontem, último dia do Colóquio de Educação e Ciências da Univiçosa, na palestra “Eu professor: e daí!” o professor Rogério Pinto instigou os participantes a pensarem o que é realmente ser professor. O Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen falou sobre aprendizagem significativa e ensino efetivo.

O Professor Rogério Pinto diz que a ideia foi preparar os professores para o que virá. “A nossa proposta é tratar e discutir tudo que tem acontecido de novo na Educação. O perfil dos nossos alunos mudou muito nos últimos tempos, e gente sente a necessidade de aproximar ainda mais o professor, fazer com que ele possa também entender que momento novo é esse, porque, na maioria das vezes, no momento em que o professor era ‘aprendente’, ele tinha um modelo de aula, um modelo da contextualização do saber. Hoje ele precisa reaprender as lidar com esse aluno. E a nossa proposta é essa: discutir esse novo momento da Educação e a tríade Ensino-Pesquisa-Extensão.”

Para a Professora Silvia Morais, “esses três dias foram de muito aprendizado, não só no sentido de conhecer quem é esse aluno que chega à nossa Faculdade, mas também de aprendizado de técnica, de possibilidades de oferecer metodologias ativas para esse aluno, e também perceber que existem pessoas diferentes; nós precisamos ter tipos de abordagens diferentes para cada aluno no seu potencial e no seu tipo de aprendizagem. Foi muito importante também não só como aprendizado, mas como momento de alegria, de descontração, onde nós pudemos conhecer melhor o nosso corpo com veículo de transmissão do ensinamento, e também cuidar do potencial maior que é a voz”.

Já o Professor Evaldo Zeferino Rodrigues acentua: “o primeiro Colóquio de Educação e Ciências da Univiçosa teve como objetivo reunir todos os educadores da Instituição, para discutir esse assunto tão nobre chamado educação. A ideia foi realmente apresentar para os professores esse cenário, discutir tendências e expectativas do mercado educacional e trazer os professores para discutirem a aprendizagem, o processo de aprendizagem dentro da Univiçosa, com o objetivo claro da busca melhoria constante”.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/b71cf877-1e5b-4f01-9c3f-d961e4ad4f53