UNIVIÇOSAESUV recebe prêmio nacional por projeto voltado a alunos do Ensino Médio

UNIVIÇOSAESUV recebe prêmio nacional por projeto voltado a alunos do Ensino Médio
Publicado em 02 de abril de 2013

Henrique Tichauer e a Professora Amábile Pácios, da Organização, com Adriana Cambuí e Evaldo Rodrigues (à direita)


A UNIVIÇOSA/ESUV é uma das vencedoras do PNGE 2013: Prêmio Nacional de Gestão Educacional & Prêmio Gestor Educacional do Ano. Em evento realizado na quarta-feira dia 20/3, em São Paulo, a Instituição participou do “I Colóquio de Práticas Bem Sucedidas em Gestão”, que destacou cases vencedores e práticas de sucesso no segmento educacional.

Na Sessão Pôster, apareceu em destaque o Projeto “Iluminando Seu Futuro”, evento anual envolvendo escolas da região de Viçosa em que alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de vivenciar, na prática, atividades específicas das diversas carreiras nas áreas de conhecimento em que a UNIVIÇOSA/ESUV atua, através de oficinas conduzidas por professores da Faculdade. O projeto abre as portas da Faculdade para a melhor formação em carreiras promissoras.

Ao ser premiada pelo PNGE, a UNIVIÇOSA/ESUV passa a compor uma lista seleta de 70 cases de sucesso destacados desde a criação do prêmio. As instituições premiadas passam a ser modelos para a valorização de projetos e boas práticas educacionais em todo o Brasil.

Por que a UNIVIÇOSA/ESUV foi premiada?

O Diretor Administrativo Financeiro da Univiçosa, Engenheiro Evaldo Zeferino Rodrigues, explica que a Univiçosa/Esuv elaborou o projeto “Iluminando Seu Futuro” com o objetivo de ajudar os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, os vestibulandos, a escolherem sua profissão através de experiências práticas em diversas áreas. O projeto elaborado pela equipe dos gestores Ricardo Zatti e Daniella Sette obteve excelentes resultados, e foi reconhecido, através do Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2013, realizado em um dos maiores congressos do Brasil, Geduc-2013. O tema foi ‘Educação 3.0: Quais os novos desafios para a gestão?’. “Parabenizamos a todos os colaboradores por mais esta conquista”, conclui o Diretor.

Esse prêmio é o resultado de um trabalho desenvolvido há dois anos nas escolas com o propósito de “iluminar o futuro” dos estudantes de Ensino Médio, pois eles têm muitas dúvidas em relação às diversas áreas de atuação na carreira profissional. E tal proposta norteia, muitas vezes, através de uma prática profissional, uma escolha mais assertiva. É o que afirma a Diretora da Faculdade, Professora Adriana Fialho Cambuí.

“Vale ressaltar que durante a apresentação do Projeto despertou-se muita curiosidade entre as diversas IES’s presentes no sentindo de levarem essa experiência para outros locais do país”, comemora Adriana. A UNIVIÇOSA/ESUV se sentiu extremamente prestigiada e reconhecida nacionalmente. No próximo GEDUC, em 2014, serão encaminhados outros projetos de grande valia para as escolas da região.

Para Ricardo Zatti e Daniella Sette, o Projeto recebeu destaque nacional por seu caráter social e inovador. “Tem cunho social por auxiliar na escolha profissional de estudantes que, muitas vezes, em função da imaturidade própria dos jovens, não escolhem adequadamente os cursos de graduação. A opção diante de um grande número de instituições de ensino superior, com tantas possibilidades atraentes, combinada com a utilização de critérios de escolha que não respondem como serão o dia a dia da profissão e o ambiente de trabalho, têm preocupado pais e educadores. Foi inovador por permitir aos alunos concluintes do ensino médio experimentar profissões. Este projeto foi muito além de uma mostra de profissões convencional, os participantes escolheram áreas de interesse e vivenciaram, através de oficinas temáticas, situações reais relacionadas a uma atuação profissional”, dizem. Ao longo destes dois anos em execução, o Projeto Iluminando Seu Futuro alcançou mais de 1,5 mil alunos de escolas públicas e privadas de Viçosa e região, e recebeu elogios de pedagogos, educadores e gestores educacionais.

É a UNIVIÇOSA/ESUV, iluminando seu futuro!


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/b6b849c2-a7de-447d-bbbc-9e22fa897846