Projeto inovador envolve alunos dos primeiros períodos de Medicina Veterinária da Univiçosa

Projeto inovador envolve alunos dos primeiros períodos de Medicina Veterinária da Univiçosa
Publicado em 15 de maio de 2015

Gustavo Cobucci (à esquerda) com a equipe do GEPAC


Gustavo Carvalho Cobucci: Médico Veterinário. Professor de “Clínica Médica de Cães e Gatos”

Na maioria das universidades públicas e particulares de Medicina Veterinária, as disciplinas profissionalizantes iniciam-se a partir do terceiro ano de curso. Na área de Clínica de Pequenos Animais, o contato dos estudantes com pacientes e proprietários no Hospital Veterinário também ocorre do quinto período em diante.

Na Univiçosa, entretanto, alguns estudantes do primeiro e terceiro períodos já estão tendo a oportunidade de vivenciar a rotina hospitalar diária. Esses estudantes participam do Grupo de Estudos Práticos em Animais de Companhia (GEPAC). Nos encontros semanais do grupo, eles têm a oportunidade de acompanhar atendimentos completos dos animais na rotina do Hospital, acompanham todo o desenrolar do caso — desde histórico e anamnese até o tratamento realizado, passando por todos os testes diagnósticos e procedimentos clínicos realizados no animal.

Supervisionados por um professor, os alunos participam de discussões de casos clínicos e assistem a palestras teóricas sobre as principais doenças contagiosas que acometem os animais de companhia. Os objetivos do projeto são: despertar o pensamento clínico, mostrar aos estudantes que a formação do clínico de pequenos animais começa nos períodos iniciais com as matérias de base, contribuir para a formação de qualidade dos futuros clínicos e melhorar a qualidade da medicina veterinária de pequenos animais.

O projeto está em seu primeiro ano e já beneficiou cerca de 30 estudantes de períodos iniciais do curso de Medicina Veterinária.

Marina Dresler, aluna do terceiro período de Medicina Veterinária da Univiçosa, comenta a importância do contato preliminar com a Clínica Veterinária. “A partir dele é possível vivenciar as dificuldades, desafios e casos que enfrentaremos na profissão. Durante os encontros, acompanhamos diversos atendimentos de cães e gatos acometidos pelas mais diversas afecções e discutimos caso a caso. Em muitos momentos, os tópicos a serem discutidos se assemelham aos ministrados em aula, o que possibilita uma interação entre as matérias de base da Medicina Veterinária e aquilo que ocorre na prática da profissão. Essa interação nos incita a estudar e percebemos quão imprescindível é cada matéria estudada. Tenho certeza que a vivência proporcionada pelo grupo de estudos será de grande valia em minha vida profissional”.

A Gestora do Curso, professora Alessandra Sayegh Arreguy Silva, elogia a iniciativa e estimula esse tipo de prática entre os professores. “Estamos buscando levar nossos os alunos a participarem ativamente das aulas e atividades de ensino, além de trabalharmos o lado humanístico do profissional em todas as disciplinas. O GEPAC possibilita isso e ainda estimula os alunos de períodos iniciais a se dedicarem nas disciplinas básicas e vinculá-las ao que estão vendo na prática.”


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/b5ff8d3a-68b3-4e3a-8473-2a92d9ce081e