Ricardo Antônio Zatti: Farmacêutico, Mestre em “Ciências Farmacêuticas”. Gestor do Curso de Farmácia da UNIVIÇOSA
O mundo dos cosméticos e dermocosméticos está voltando sua atenção para produtos orgânicos e naturais. O desenvolvimento destes tipos de cosméticos está bastante aquecido e farmacêuticos especialistas em cosmetologia têm grandes oportunidades nas indústrias nacionais e estrangeiras.
Segundo especialistas da área, os proprietários de linhas cosméticas orgânicas são o mais novo alvo de investimento nos Estados Unidos e Europa. As elevadas taxas de crescimento desta área estão fazendo deste mercado uma excelente fonte de emprego e renda.
Neste contexto, e na busca por novos produtos, as multinacionais estão investindo em países como Brasil que, devido à sua ampla biodiversidade, estão se tornando referências no desenvolvimento de moléculas bioativas para a indústria de cosméticos.
De maneira geral estes cosméticos possuem preços mais elevados que os demais, entretanto, o apelo à preservação de recursos naturais, à redução de contato com substâncias sintéticas (prejudiciais à saúde) e uma consciência mundial voltada para produtos naturais, vêm estimulando aumento no consumo destes produtos.
Para atuar neste mercado, o farmacêutico deve ter sólidos conhecimentos de Farmacognosia, Farmacotécnica e Cosmetologia.