Um novo cenário vem sendo observado nos estabelecimentos farmacêuticos, à valorização da relação farmacêutico-paciente através da prática da Atenção Farmacêutica. Essa valorização busca a melhor utilização dos medicamentos por parte dos usuários, ou seja, a racionalização do uso. Dessa forma é possível obter resultados como a diminuição nas internações, redução de patologias relacionadas ao uso indiscriminado de medicamentos, aumento da adesão ao tratamento e melhoria da qualidade de vida do consumidor.
A Atenção Farmacêutica é uma das atividades realizadas no âmbito dos Serviços Farmacêuticos, que compreendem o acompanhamento do usuário de medicamento (avaliação e orientação), realização de avaliação de glicemia capilar, verificação da pressão arterial e temperatura corporal, aplicação de medicamentos injetáveis, execução de procedimentos de inalação e nebulização, realização de pequenos curativos, colocação de brincos, campanhas de saúde e assistência farmacêutica domiciliar.
Para a realização dos Serviços Farmacêuticos os estabelecimentos devem possuir local adequado para a prática das atividades a serem realizadas, e solicitar autorização ao órgão fiscalizador, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Somente após a autorização os estabelecimentos poderão realizar tais atividades.
Essas atividades visam constituir uma associação da farmácia como um estabelecimento de saúde, onde o principal beneficiário é o paciente. Portanto, somente o farmacêutico, profissional devidamente capacitado, está apto a realizar os Serviços Farmacêuticos em farmácias e drogarias.
Segundo a professora Adriane Jane Franco, supervisora de estágio do curso de farmácia da Univiçosa, “a Farmácia Escola, FarmaUni, está apta a realizar os serviços farmacêuticos citados, pois conta com profissional farmacêutico em tempo integral e possui a autorização dos órgãos fiscalizadores. Essa autorização é importante, pois garante ao usuário que todos os procedimentos sejam realizados segundo as especificações, garantindo a segurança do usuário e a eficiência dos processos”.