Práticas Multidisciplinares no Curso de Engenharia Ambiental

Práticas Multidisciplinares no Curso de Engenharia Ambiental
Publicado em 18 de maio de 2015

Grupo que participou da prática

Buscando proporcionar uma visão holística aos seus acadêmicos, o curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa vem oferecendo aos alunos trabalhos multidisciplinares que integram conteúdos estudados durante o semestre letivo. A proposta objetiva criar um espaço em que o docente perceba a integração dos diferentes assuntos estudados, enriquecendo a sua construção do conhecimento.

Como parte dessa experiência, as turmas matutina e noturna do quinto período do curso de Engenharia Ambiental realizaram, neste sábado (16), a coleta de um conjunto de amostras de água ao longo do Córrego Silvestre, obtendo também as coordenadas geográficas de cada ponto de coleta.

Envolvendo as disciplinas de “Cartografia e Sensoriamento Remoto” e “Qualidade da Água”, a ideia busca relacionar os diferentes resultados dos parâmetros de qualidade da água, analisados em laboratório, a partir de tais amostras, com fatores antrópicos e ambientais no entorno dos pontos de coleta, tais como concentração de ocupação populacional, presença de áreas verdes, declividade do terreno, dentre outros, mapeados a partir de interpretação de imagens de satélites de Sensoriamento Remoto, tecnologia de posicionamento global por satélites de navegação (GNSS: Global Navigation Satellite System) e dados de relevo obtidos por Interferometria, como o projeto SRTM: Shuttle Radar Topography Mission.

Desta forma, os alunos experimentaram, na prática, como se realiza um trabalho de diagnóstico técnico de uma bacia hidrográfica, cujos corpos hídricos são frágeis e vulneráveis.

Segundo Marcos Vinicius Sanches Abreu (Engenheiro Agrimensor, Mestre em Geoprocessamento), professor de Cartografia e Sensoriamento Remoto, “o feedback dos alunos e professores envolvidos foi muito positivo”, fato que trouxe à tona a necessidade de expandir o conceito de práticas multidisciplinares às demais disciplinas do curso. “Os alunos responderam bem à motivação proposta e conseguiram entender a importância da abordagem sistêmica em seus estudos”, acrescentou o professor.

Já a professora de Qualidade da Água, Larissa Quartaroli (Engenheira Ambiental, Mestre em Ciências Florestais), afirma que “o trabalho prático de campo é de fundamental importância para o ensino e a aprendizagem. É a oportunidade dos alunos vivenciarem as técnicas e ensinamentos passados em sala de aula e laboratórios, envolvendo desde o manuseio de equipamentos em campo, a observação da diversificação de dados, o contato com a realidade do saneamento básico até o estímulo ao trabalho científico”.

Para Daniella Sette, Gestora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, é de fundamental importância que os professores busquem a integração entre as diversas disciplinas do curso em ações além da sala de aula, a fim de que os alunos compreendam a aplicação de um conteúdo no todo para a formação do conhecimento, correlacionando teorias, conceitos e práticas”.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/b419eb24-dc4c-47ad-a6fc-1ab5ab1ee321