Alunos do nono período de Psicologia da Univiçosa estarão realizando trabalho voluntário de escuta a pais de jovens no bairro Vau Açu, em Viçosa. O projeto envolve trabalhos semanais em grupo e tem por objetivo oferecer a estas pessoas condições físicas, materiais e psicológicas visando ao maior conhecimento de si mesmas, bem como alívio da angústia.
Outros objetivos envolvem facilitar a comunicação e relação com filhos, cônjuges e outros membros da família, auxiliar o desenvolvimento da autonomia, iniciativa e limites, despertar o poder de decisão e suscitar o desenvolvimento de autoconfiança.
Diante da demanda manifesta dos moradores do bairro, a proposta é oferecer um espaço de escuta terapêutica fundamentada na Abordagem Centrada na Pessoa, utilizando os conhecimentos adquiridos pelos alunos no Curso de Psicologia.
Numa cultura que valoriza o imediato e na qual se dá uma crescente desumanização das relações, os grupos de encontro surgem como possibilidades de resgate do humano, do encontro autêntico, do desenvolvimento de relações interpessoais significativas que promovem o crescimento a partir da valorização da liberdade, da consideração positiva incondicional, da congruência e da compreensão empática.
O trabalho é apoiado e supervisionado pelos professores Bruno Cury e Araceli Romano. Araceli é também Psicóloga do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entidade parceria do Projeto.