* Luiza Carla Vidigal Castro
Um estudo apresentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) identificou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados.
A pesquisa encontrou grande oscilações de sódio entre as marcas, principalmente para a batata frita (produtos com 49mg até 179mg de sódio por 25 g do alimento), batata palha (variação de 10 a 139 mg de sódio por 25 g de alimento), salgadinhos de milho (29 a 368 mg sódio/25 g alimento), refrigerantes de cola convencionais (variação de 28 a 113 mg/Litro), hambúrgueres (variação de 290mg até 825mg de sódio por porção de 80g de hambúrguer bovino!), salsichas hot dog (370mg até 755mg de sódio por porção de 50g), refrigerantes de cola de baixa caloria (teor de sódio variou de 53mg/l a 135mg/l), refrigerantes a base de guaraná convencionais (55 a 96 mg de sódio/litro do alimento), refrigerantes a base de guaraná de baixa caloria (teor de sódio variou de 137mg/l até 156mg/l). Os níveis de sódio dos refrigerantes de baixa caloria apresentam maiores valores de sódio em relação aos refrigerantes comuns. Esses valores mais altos são explicados pelo uso de aditivos que contém sódio em sua composição, como os edulcorantes [adoçantes] ciclamato de sódio e sacarina sódica.
Macarrão instantâneo tem índices alarmantes de sal
Uma categoria de alimento que chamou a atenção foi o de macarrão instantâneo. A média do teor de sódio encontrado na massa alcançou 1198mg de sódio por porção de 80g, com resultados variando de 288mg até 2160mg por porção. Já para o tempero do macarrão, a média do teor de sódio encontrado foi de 1263mg de sódio por porção de 5g, com resultados variando de 388mg até 2810mg por porção. Juntando os dois, macarrão (80g) e tempero (5g), os resultados são alarmantes! A média do teor de sódio encontrado foi de 2721mg de sódio por porção de 85g, com resultados variando de 1778mg até 4010mg por porção. O valor médio de sódio encontrado na porção (2721mg) de macarrão instantâneo com tempero ultrapassa os valores diários de referência de nutrientes estabelecidos na Resolução RDC 360, de 23 de dezembro de 2003, sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, que torna obrigatória a rotulagem nutricional e estabelece 2.400mg de sódio como valores diários de referência para declaração obrigatória.
Esses resultados demonstram claramente que existe muito espaço para a redução na quantidade de sódio presentes nessas categorias de alimentos.
A ingestão elevada de sódio está associada com aumento da pressão arterial. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o aumento da pressão arterial no mundo é o principal fator de risco de morte e o segundo de incapacidades por doenças cardíacas, acidente cérebro-vascular e insuficiência renal.
* Nutricionista, Mestre em Ciência da Nutrição e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Gestora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa