Alunos de Gestão de Empresas e Marketing realizam 3 Feira Simulada

Alunos de Gestão de Empresas e Marketing realizam 3 Feira Simulada
Publicado em 03 de novembro de 2010

Simulação de negócios virtuais testa preparo do aluno

 

Na próxima quinta (04), a partir das 20h30, alunos do quarto período dos curso superiores de tecnologia em Marketing e Gestão de Empresas da Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde, mantida pela Univiçosa, realizam a 3ª Feira Simulada.

O objetivo é oferecer condições ideais e reais para a realização de vendas de produtos e serviços virtuais. A Feira terá participação de funcionários da Rede Cesbrasil (Centro Brasileiro das Empresas Simuladas), que serão compradores dos produtos oferecidos pelas empresas. Também estão convidados acadêmicos de outros cursos, professores e servidores que queiram conhecer e participar do projeto.

Empresa simulada é uma marca registrada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Tem uma metodologia de ensino que simula as atividades de uma empresa real e visa à preparação do aluno para desafios da administração das micro e pequenas empresas.

Os alunos planejam, organizam, dirigem, executam e controlam a empresa, interagindo com outras empresas em todo país. No Brasil existem mais de 180 empresas simuladas que trabalham em um mercado virtual. Elas devem sobreviver e dar lucro, comprando e vendendo neste contexto.

O projeto da Empresa Simulada é promover o processo de aprendizagem em diversas áreas empresariais como comércio, turismo e indústria. A empresa é composta por pessoas físicas (clientes) e jurídicas (fornecedores, instituições governamentais e bancárias) e todos os seus funcionários recebem salários virtuais que devem ser gastos dentro da rede com a finalidade de realizar as funções econômicas de circulação. Esse mercado é coordenado por um centro de serviços que opera as atividades desempenhadas pelos bancos, pelo governo, pelos fornecedores e demais atores do processo.

No laboratório de Empresa Simulada, o aluno participa como funcionário e opera transações comerciais junto com outras empresas simuladas de diversos países, através de uma rede fechada onde todas compram, produzem e vendem uma escala específica de bens em um mercado fictício.

As professoras da disciplina Empresa Simulada para os cursos superiores de tecnologia em Marketing e Gestão de Empresas da Univiçosa: Ive França Brandão e Solange das Graças Quirino, afirmam que, ao concluir a matéria, o aluno melhora suas habilidades, qualificações e competência profissional, especialmente aquelas ligadas ao comportamento e à tomada de decisões.

A feira é uma das principais atividades desenvolvidas na Empresa Simulada.

O evento instiga o relacionamento interpessoal, bem como avalia o poder de persuasão e negociação dos alunos no seguimento virtual.

"Estamos convidando alunos, professores e servidores da Univiçosa para participarem do nosso evento. Esperamos todos lá porque é um acontecimento muito interessante", afirma a Gestora dos dois cursos, Larisse Santos.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/af56942d-0a23-410d-8349-5e72a66dd5be