Controle de qualidade na indústria farmacêutica

Controle de qualidade na indústria farmacêutica
Publicado em 01 de abril de 2014

Ensaios começam quando matéria-prima chega à indústria (Foto: Stock Photos)

Adriana Maria Patarroyo Vargas: Farmacêutica, Mestre em Bioquímica. Professora do Curso de Farmácia da UNIVIÇOSA


A elaboração de um medicamento requer um conjunto de várias tecnologias para a obtenção da forma farmacêutica consumida. Durante as etapas do processo, é necessária a realização de ensaios que atestem a qualidade do produto. É nesse momento que a equipe de farmacêuticos do Controle de Qualidade atua.

Os ensaios são realizados desde o momento em que a matéria-prima chega à indústria. Nessa fase, são verificadas a identidade e a pureza da matéria-prima, evitando a possibilidade de falsificação do medicamento. Ao longo das várias etapas de produção, são realizados vários testes que servem como controle do processo. Ao final, são realizados mais testes que conferem desde a embalagem até a dose correta do princípio ativo.

Durante a formação do farmacêutico, várias disciplinas apresentadas contemplam os principais ensaios de controle de qualidade. A UNIVIÇOSA conta com laboratório de ensino de Controle de Qualidade onde os alunos reproduzem vários ensaios que são realizados dentro de uma indústria farmacêutica. Isso é importante, pois, quando esse aluno tem a chance de realizar estágios na área, já chega familiarizado com esses diferentes testes.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/af173d4c-6eaf-4251-a96b-9494d4bbca4d