Educação ambiental da população é chave na busca pelo desenvolvimento sustentável

Educação ambiental da população é chave na busca pelo desenvolvimento sustentável
Publicado em 10 de março de 2015

Foto: MorgueFile


Sandra A. Saraiva Guimarães Libanio: Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas. Professora e Coordenadora do Uninea (Núcleo de Educação Ambiental) da Univiçosa

A Educação Ambiental é vista hoje como uma possibilidade de transformação ativa da realidade e das condições da qualidade de vida, por meio da conscientização advinda da prática social reflexiva. Essa conscientização é obtida com a capacidade crítica permanente de reflexão, diálogo e apropriação de diversos conhecimentos. Esse processo torna-se fundamental para se formar sociedades sustentáveis, ou seja, orientadas para enfrentar os desafios da contemporaneidade, garantindo qualidade de vida para esta e para as futuras gerações.

Para o UNINEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Univiçosa, a Educação Ambiental deve ser entendida em seu sentido mais amplo, voltada para a formação de pessoas para o exercício da cidadania responsável e consciente, para uma percepção ampliada sobre os ambientes nos quais estamos inseridos. A educação possui papel fundamental na formulação de uma nova mentalidade, pois a educação não pode existir para outro motivo que não o de formar indivíduos críticos de seu papel histórico, permitindo a reflexão do desafio existente nos períodos de transição e, a partir de seus próprios impulsos, integrar esse processo rumo à construção de uma realidade mais condizente com sua noção de equilíbrio e sobrevivência.

O objetivo maior da Educação Ambiental, dentro da Univiçosa, é transformar e aprimorar a relação entre as pessoas e dessas com o ambiente. Assim, dentro do Uninea, buscamos construir novas formas e possibilidades de relações sociais e de estilos de vida, baseadas em valores éticos e humanitários, através de relações mais justas entre os seres humanos e entre esses com os demais seres vivos. Acreditamos que educar significa, em primeiro lugar, se autotransformar, pois a Educação Ambiental precisa ser transformadora, educativa, cultural, informativa, política, formativa e, acima de tudo, emancipatória.

Entretanto, modificar essas relações passa por uma transformação interior de cada indivíduo, para que seja possível, então, modificar as relações que as sociedades contemporâneas estabelecem com o mundo. Para que as mudanças aconteçam e possamos alcançar nossos objetivos, é necessário que a educação ambiental tenha a participação efetiva da sociedade.

Diante disso, o Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa acredita que somente com a conscientização e sensibilização para ações ambientais essa realidade poderá mudar. Assim, o UNINEA está preparando para toda a comunidade acadêmica, um ciclo de palestras que se inicia a partir de abril, sobre Alterações Climáticas Globais; Escassez de Água Potável; Destruição de Habitats; Desflorestamento (envolvendo a perda de solo, extinção de espécies e de diversidade de ecossistemas); e Poluições. O quadro de palestras se completa com: A Disseminação e Retorno de Doenças como AIDS, cólera, malária urbana, tuberculose, dengue, ebola e, manifestação de novas doenças como o hantavírus e outros. Também, serão abordados temas como os desperdícios na construção civil, logística incorreta de matéria-prima e na produção, na logística reversa, na reciclagem e na agricultura.

Além desse ciclo de palestras, daremos continuidade à campanha do “Uso consciente da Água”, que teve início em outubro de 2014. Também estaremos implementando o nosso projeto Unicoleta de Lixo, desenvolvido pelo Professor Glauco Canevari, integrante da equipe do UNINEA, com a proposta de conscientizar toda a comunidade acadêmica da necessidade de separação dos diversos tipos de resíduos: papel, plástico, alumínio, vidro, laboratorial, hospitalar e orgânico.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/aeb7f6c3-758b-48f9-b1d6-310fd2de6412