Publicado em 29 de fevereiro de 2016
Alessandra Sayegh Arreguy Silva. Gestora do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa
É muito comum termos problemas com carrapatos em nossos animais de estimação, principalmente em cães e gatos. Aqui vão algumas dicas para conseguir controlar a infestação desses parasitas em cães:
- Procure sempre observar seus animais, principalmente através da procura e catação de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, pelo menos uma vez por semana.
- Dê banhos em seus animais (cães) pelo menos uma vez por semana, observando se há presença de pulgas ou carrapatos em seu corpo. As áreas mais afetadas são orelhas e dedos das mãos e pés. Produtos específicos como xampus e sabonetes carrapaticidas funcionam para os parasitas que estão na pele do animal durante o banho, mas muitos desses ectoparasitas estão em nossas casas, nas caminhas dos animais, frestas de tacos e pisos, paredes, gramado e quintal. Toda semana, no mesmo dia em que o animal tomar banho, as caminhas devem também ser lavadas e toda a casa e paredes dedetizadas com produtos específicos para ambiente. Esses produtos são venenos e não devem ser passados nos animais, pois causam intoxicações. Esse processo de limpeza dos animais e ambiente devem ser feitos semanalmente, durante, no mínimo, 4 semanas consecutivas.
- Para os animais, há algumas opções de produtos carrapaticidas: talco, pour on, coleira carrapaticida e medicações orais. Todos possuem vantagens e desvantagens, sendo que quanto mais moderno o medicamento, mais caro seu valor. Cabe conhecer como cada um deles age e qual seu poder residual para escolher o que cabe no seu bolso.