Diante do crescente número de indivíduos com maior quantidade de gordura corporal e do perigo que isso representa aumentou o interesse na determinação da composição do corpo. Entretanto os métodos utilizados para avaliar a gordura corporal são de alto custo, como a bioimpedância, ou necessitam de alto grau de treinamento, como as pregas cutâneas.
O cenário levou um grupo estudos dos Estados Unidos a desenvolver uma nova fórmula para avaliar a gordura corporal utilizando apenas a altura e a circunferência do quadril: o Índice de Adiposidade Corporal (IAC). Somente um trabalho foi publicado sobre esse Índice, indicando a necessidade de mais estudos para verificar sua relevância mesmo na Nutrição. Além disso, seria interessante estudar sua correlação com os parâmetros já usados, como o Índice de Massa Corporal (IMC).
Na Univiçosa, as alunas de Nutrição Aricia Tayane Ferreira de Souza, Gabriela de Souza Oliveira, Jessica Nascimento da Silva e Rita de Cassia Santos Soares, sob supervisão da professora Vânia Mayumi Nakajima, realizarão uma pesquisa sobre o IAC, com a participação voluntária de alunos da Faculdade. As alunas realizarão o agendamento com o voluntário, que terá como benefício uma avaliação gratuita da composição corporal.
A expectativa é que esse estudo gere um artigo científico em face da atualidade do tema e do pouco material relacionado disponível.