O ProUni (Programa Universidade para Todos), mantido pelo Governo Federal, é uma das modalidades de financiamento adotadas pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. As outras são o FIES (Financiamento Estudantil), da Caixa Econômica Federal, e o Unifácil, programa próprio da Faculdade.
Hoje (25), o Governo Federal encerra o período de inscrições para o ProUni. Desde o dia 21, os interessados devem se cadastrar no site do MEC (Ministério da Educação). Nesta edição, serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1500 instituições particulares de ensino superior: 80.520 integrais e 42.650 parciais [50% da mensalidade].
Para participar do programa, o interessado deverá ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular com bolsa integral. Critérios de renda familiar também serão analisados. Outra exigência é ter alcançado pelo menos 400 pontos na média das 5 provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2010, além de não ter zerado a redação.
No caso da Univiçosa, o interessado deve dirigir-se ao setor responsável pelo gerenciamento do ProUni para esclarecer dúvidas sobre os detalhes da opção.
Somente têm direito a bolsa integral os selecionados com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Bolsas parciais são para candidatos com renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.
Na inscrição, o candidato pode escolher até 3 cursos, mas precisa indicar qual deles prefere. A lista dos pré-selecionados sai, em primeira chamada, no dia 28 de janeiro e os convocados terão de comprovar seus dados nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, ocorre a segunda chamada, com prazo de comprovação e entrega de documentos até 17 de fevereiro.
Se sobrarem bolsas, o MEC promete abrir novas inscrições entre 21 e 24 de fevereiro, com a primeira lista no dia 27 de fevereiro.