ANVISA realiza consulta pública sobre registro de medicamentos

ANVISA realiza consulta pública sobre registro de medicamentos
Publicado em 18 de agosto de 2010

ANVISA realiza consulta pública sobre registro de medicamentos

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) colocou em consulta pública proposta de norma  para registro de medicamentos específicos. São produtos utilizados em terapia de reidratação e nutrição parenteral, usados, também como antiácidos e protetores do fígado – soluções parenterais, associações à base de vitaminas, minerais e aminoácidos.
 
De acordo com o Farmacêutico Marcos Rodrigo de Oliveira, Gestor do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, com a proposta, produtos como a própolis, de uso consagrado pela população, poderá ter mais qualidade em sua formulação e maior eficácia. “Isso garantirá o efeito desejado em seu uso”, diz.
 
A proposta da Agência estabelece requisitos para que esses medicamentos cheguem ao mercado com segurança de uso e padrões de qualidade definidos. Outra preocupação da é que esses produtos tenham eficácia clínica comprovada cientificamente, de acordo com as alegações terapêuticas anunciadas.
 
Além disso, a consulta pública prevê a inclusão dos ácidos graxos Ômega-3, da própolis e dos  fitoterápicos associados a polivitamínicos como ingredientes ativos de medicamentos. “O acesso a produtos de uso tradicional também foi fortalecido com a nossa proposta, tendo em vista a incorporação definitiva da própolis, com padrão de qualidade definido, em razão do seu uso tradicional como antiinflamatório, anti-séptico e cicatrizante”, explica a coordenador substituto de medicamento fitoterápico da Anvisa, Leandro Costa e Silva.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/ad8a0532-c1f2-4045-ba55-2505ac46eb77