Plantão Psicológico na Univiçosa atende alunos e comunidade externa

Plantão Psicológico na Univiçosa atende alunos e comunidade externa
Publicado em 23 de abril de 2012

Sérgio Domingues (penúltimo, à direita) com equipe do Plantão Psicológico

Neste ano, o NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Univiçosa) lançou o projeto de extensão “Plantão Psicológico: Você Sendo Acolhido” com o intuito de atender os alunos que apresentem problemas emocionais e acadêmicos ao longo de sua graduação.

O plantão é um atendimento emergencial e tem por objetivo auxiliar os estudantes da Univiçosa que vivenciem dificuldades emocionais, assim como pessoas da comunidade externa que necessitem de uma escuta profissional. Não é necessário agendar horário ou aguardar em uma fila de espera.

O plantão psicológico está fundamentado nas prerrogativas da Terapia Cognitiva Comportamental, compreendendo o que sentimos e o que pensamos. Nesta abordagem, analisa-se a situação sempre a partir das relações entre ambiente – pensamento – emoção – comportamento.

O plantão ocorre de segunda a sexta-feira, na Clínica de Psicologia da Univiçosa. A pessoa pode ser atendida no plantão psicológico entre uma e quatro vezes, que podem ser na mesma semana ou em períodos espaçados, com o mesmo plantonista ou com plantonistas diferentes. Se após quatro atendimentos ela ainda apresentar necessidade de continuar em um processo psicoterapêutico, será encaminhada para psicoterapia nas diversas abordagens de atendimento psicoterapêutico oferecidas pela Clinica Escola de Psicologia. Por outro lado, se, depois de quatro atendimentos a pessoa não precisar mais ser atendida por um período, mas meses depois houver nova demanda, ela poderá procurar o plantão novamente.

Para os alunos da Univiçosa, o plantão é gratuito; já para a comunidade externa há uma taxa de manutenção de R$ 5 por atendimento.

O plantão funciona na Clínica Escola de Psicologia segunda-feira das 16h às 20h; e de terça a sexta-feira das 14h às 18h.

O Psicólogo Responsável pelo Plantão é o Professor Sérgio Domingues, coordenador do NAP. Os acadêmicos envolvidos são alunos de quinto ano do Curso de Psicologia: Edlamar Zuleika Gouvea Alcântara, Karini Salgado Stanciola, Maria Auxiliadora de Fátima Costa Souza, Maxwell dos Santos Pavione, Tobias Noe Viana de Sousa Oliveira.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/ac892f8c-6276-4a1b-9083-320b8ce4e8a0