TRANSFUSÃO SANGUÍNEA EM ANIMAIS

TRANSFUSÃO SANGUÍNEA EM ANIMAIS
Publicado em 09 de outubro de 2012

Durante a coleta não há desconforto para o animal


Professora Kelly Cristine de Sousa Pontes [Medicina Veterinária: Cirurgia de Pequenos Animais, Univiçosa/Esuv]

A transfusão sanguínea, ou hemoterapia, consiste no fornecimento de sangue de um indivíduo doador para outro receptor que esteja necessitando. Os casos de necessidade de transfusão em cães e gatos são vários. Dentre os mais comuns estão os de atropelamento que levam a hemorragias internas, a anemia grave, a intoxicação, a anaplasmose (doença do carrapato), o câncer e as cirurgias prolongadas e com extensa perda de sangue, que possam colocar o animal em risco de morte.

A grande dificuldade é que as pessoas não sabem que os animais também precisam de sangue doado em muitas situações, por isso elas não têm o conhecimento de que o seu animal pode ser um doador e contribuir salvando vidas. Existem 19 bancos de sangue em todo o Brasil e, ainda, hospitais veterinários em todo o país que aceitam doações.

Um cão doador precisa ter idade que varia de um a oito anos e precisa pesar mais do que 25 kg. Os gatos devem pesar no mínimo 4,5 kg. O animal precisa ser de fácil manipulação, ou seja, precisa ser dócil, já que ele não poderá ser sedado para a coleta. O doador também precisa estar com sua vacinação e vermifugação em dia, além de estar saudável. Inicialmente é realizado um hemograma completo do animal doador para verificar o seu estado geral, somente depois é que o sangue é coletado para ser armazenado ou transfundido ao animal receptor. Os doadores costumam se comportar muito bem durante a coleta do sangue para ser transfundido e não apresentam comportamento de dor ou desconforto. Todo o material utilizado é estéril, não fornecendo nenhum risco aos animais e, de acordo com alguns autores, o animal está apto a doar sangue novamente após 15 dias.

O Hospital Veterinário da Univiçosa/Esuv está cadastrando cães e gatos que se enquadram no perfil para serem doadores do Hospital. Os animais terão uma consulta gratuita por mês, além da realização do hemograma completo todas as vezes que forem doar sangue. O contato deve ser feito pelo telefone (31) 3899 8052. Participe inscrevendo o seu animal e permitindo que ele também faça uma boa ação!


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/ac4fb3e0-9008-4e7d-833c-50c8c7a84210