É cada vez mais frequente a adoção de animais silvestres e exóticos como animais de estimação (pet).
No que diz respeito aos proprietários de animais silvestres, é sempre recomendado que sua obtenção seja feita de forma legal. Além da segurança por razões burocráticas, animais silvestres obtidos de criatórios legalizados apresentam condição sanitária garantida, o que permite melhor condição de vida para o animal e mais segurança para quem estiver em contato com ele, já que muitos animais silvestres apresentam microrganismos que podem causar doenças quando eles são transferidos para o cativeiro, tanto neles próprios quanto nas pessoas.
Além de crime, a obtenção ilegal de animais oriundos da natureza contribui para a extinção dessas espécies. Retirar animais silvestres da natureza ou comprar esse tipo de animal é tráfico, a terceira maior atividade ilegal do mundo. Nove de cada 10 animais retirados da natureza pelo tráfico acabam morrendo.
A obtenção legal de animais silvestres, além de segura, é uma forma de prevenir a extinção de espécies silvestres.
O Hospital Veterinário da Univiçosa (31 3899 8052) faz atendimento a animais silvestres às terças-feiras, das 14h às 18h. O serviço é coordenador pelo Professor Moacir Carreta Júnior.