PRINCIPAIS ABORDAGENS DA SUINOCULTURA SÃO DESTAQUE EM EVENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

PRINCIPAIS ABORDAGENS DA SUINOCULTURA SÃO DESTAQUE EM EVENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Publicado em 26 de outubro de 2012

Atividades de manhã e à tarde. Em evento aberto ao público, o número de inscrições superou as expectativas dos organizadores marcaram evento

Nesta última quinta (25), professores, alunos e profissionais de Medicina Veterinária participaram de atividades com ênfase à prática de Suinocultura na Faculdade. Das 8h às 19h, foram realizadas palestras e atividades que contaram com a participação de representantes empresarias de Viçosa e região experientes no ramo. A temática de criação de suínos agradou bastante ao público que, interessado, marcou presença e preencheu por completo o espaço reservado ao evento.

Segundo a Professora de Medicina Veterinária, Mariana Fausto, responsável pela organização, a proposta dessa iniciativa foi criar um elo entre a comunidade acadêmica através de atividades campestres: “O evento foi idealizado para que a gente possa fazer uma aproximação com a realidade do campo e com que os acadêmicos conseguem ver aqui dentro da Instituição”, explica. De acordo com a Professora, essa é a primeira vez que a prática de Suinocultura é eleita como tema geral a um ciclo de palestras do curso de Medicina Veterinária.

Com a temática: “Um dia especial em Suinocultura”, o evento alcançou bons resultados e já garante nova edição. Contentes com a iniciativa, os representantes das empresas Elonutri e Brasminer de Ponte Nova (MG), na área de produção animal e seguridade, Lázaro Motta e Micheli Baukat, acompanharam as palestras e fizeram considerações sobre as atividades: “A área de suínos tem muito a ganhar com os estudantes participando. Temos que produzir alimento com menos custo, menos espaço”, afirma Lázaro. Sobre o mesmo assunto, Micheli complementa: “A prática é muito importante, conta muito na hora de trabalhar, conseguir uma boa oportunidade de emprego”.

Veja galeria de fotos

O setor produtivo continua forte e apesar da crise recente, investe em novas ações de tecnologia e procedimentos genéticos, conforme explicita a expositora, Bruna Sollero, Médica Veterinária que ministrou a palestra: “O Programa Genético Agroceres PIC: Potencial e Inovação”: “A Suinocultura é uma prática que, hoje, ainda que com limitações de problemas de custo e produção, acaba sendo mais um desafio para que a gente supere. Em termos acadêmicos, tem muito mais pessoas preocupadas, querendo estudar mais a área de Suinocultura”, pontua a Doutora e representante da empresa Agroceres. Em seguida, o palestrante Augusto César Almeida do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fez palestra sobre “Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal - PNCR”, destacando os principais aspectos de exigência do mercado.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/a7f0fc03-b280-4b86-8d06-fb51c46505e1