Nesta última quinta (25), professores, alunos e profissionais de Medicina Veterinária participaram de atividades com ênfase à prática de Suinocultura na Faculdade. Das 8h às 19h, foram realizadas palestras e atividades que contaram com a participação de representantes empresarias de Viçosa e região experientes no ramo. A temática de criação de suínos agradou bastante ao público que, interessado, marcou presença e preencheu por completo o espaço reservado ao evento.
Segundo a Professora de Medicina Veterinária, Mariana Fausto, responsável pela organização, a proposta dessa iniciativa foi criar um elo entre a comunidade acadêmica através de atividades campestres: “O evento foi idealizado para que a gente possa fazer uma aproximação com a realidade do campo e com que os acadêmicos conseguem ver aqui dentro da Instituição”, explica. De acordo com a Professora, essa é a primeira vez que a prática de Suinocultura é eleita como tema geral a um ciclo de palestras do curso de Medicina Veterinária.
Com a temática: “Um dia especial em Suinocultura”, o evento alcançou bons resultados e já garante nova edição. Contentes com a iniciativa, os representantes das empresas Elonutri e Brasminer de Ponte Nova (MG), na área de produção animal e seguridade, Lázaro Motta e Micheli Baukat, acompanharam as palestras e fizeram considerações sobre as atividades: “A área de suínos tem muito a ganhar com os estudantes participando. Temos que produzir alimento com menos custo, menos espaço”, afirma Lázaro. Sobre o mesmo assunto, Micheli complementa: “A prática é muito importante, conta muito na hora de trabalhar, conseguir uma boa oportunidade de emprego”.
Veja galeria de fotos
O setor produtivo continua forte e apesar da crise recente, investe em novas ações de tecnologia e procedimentos genéticos, conforme explicita a expositora, Bruna Sollero, Médica Veterinária que ministrou a palestra: “O Programa Genético Agroceres PIC: Potencial e Inovação”: “A Suinocultura é uma prática que, hoje, ainda que com limitações de problemas de custo e produção, acaba sendo mais um desafio para que a gente supere. Em termos acadêmicos, tem muito mais pessoas preocupadas, querendo estudar mais a área de Suinocultura”, pontua a Doutora e representante da empresa Agroceres. Em seguida, o palestrante Augusto César Almeida do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fez palestra sobre “Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal - PNCR”, destacando os principais aspectos de exigência do mercado.