Cristiane Sampaio Fonseca: Nutricionista, Mestre e Doutora em “Bioquímica Agrícola”. Gestora do Curso de Nutrição da UNIVIÇOSA
A temperatura elevada nos últimos dias em várias regiões do país, inclusive em Viçosa, com registros em torno de 33oC, nos faz atentar ainda mais para a necessidade de ingestão de líquidos.
Nessa época, a temperatura corporal aumenta, e o organismo começa eliminar suor para se manter em temperatura adequada. Eliminamos aproximadamente dois litros e meio de água, em média, por dia, através urina, transpiração, respiração e das fezes. Por isso, é importante criar o hábito de ingerir líquidos, mesmo quando não se está com sede.
Além da água pura, outras bebidas e alimentos também podem contribuir para uma boa hidratação. Alguns exemplos:
- Água de coco — rica em vitaminas e minerais, contém poucas calorias;
- Algumas frutas, ricas em nutrientes, contribuem para a hidratação — abacaxi, melancia, melão, laranja e pêra;
- Sucos de frutas naturais, sem açúcar;
- Águas aromatizadas — com gotas de limão, folhas de hortelã e frutas picadas, são excelente opção para quem tem dificuldade em aceitar a água pura.
- Chás.
- Mas tente evitar ao máximo os refrigerantes e os sucos artificiais, pois são ricos em produtos químicos e possuem quantidade elevada de açúcar.
Mesmo não sentindo sede, consuma líquidos durante todo o dia. Uma boa estratégia é ter sempre uma garrafinha de água por perto.