Na Unidade 3 da Univiçosa visita marca início do Projeto de Tratamento de Resíduos de Animais

Na Unidade 3 da Univiçosa visita marca início do Projeto de Tratamento de Resíduos de Animais
Publicado em 17 de março de 2016

Grupo do Projeto na Unidade 3 da Univiçosa


Uma visita à Unidade 3 da Univiçosa marcou o o início da implantação do Projeto de Tratamento de Resíduos de Animais, através do processo da compostagem. Na Unidade 3, localizada no distrito de São José do Triunfo, funciona a Fazenda Escola, onde ocorrem atividades do Curso de Medicina Veterinária e, eventualmente, de outros cursos. Com amplo estacionamento, a Fazenda Escola conta com sala de aula para 65 alunos, vestiários com banheiros, sala e banheiro para professores, sala com armários para pertences dos alunos, almoxarifado, farmácia, laboratório de Biotécnicas da Reprodução, sala com 20 troncos para exames de palpação, curral, área para procedimentos clínicos e cirúrgicos e laboratório de análises clínicas.

Nesta iniciativa, o UniNEA tem como parceiro o Professor André Lang, que elaborou e está coordenando o Projeto Compostagem.

Ontem (16), a primeira visita à Unidade 3 serviu para a implantação deste projeto institucional multidisciplinar, que irá envolver alunos de vários cursos da Univiçosa. Alunos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Química conheceram o local onde as ações serão implementadas dentro da Fazenda Escola, para o tratamento de dejetos e rejeitos de animais, através do processo da compostagem: fermentação aeróbia (na presença de oxigênio), que gera, como produto final, o fertilizante orgânico concentrado de fácil transporte e comercialização, reduzindo riscos ambientais, além de ser uma técnica de baixo custo.

Falando aos alunos, o Professor André Lang destacou os objetivos do mesmo e as funções dos participantes nessa primeira fase, afirmando que a preservação ambiental deve ser preocupação básica de qualquer sistema de produção, com ações práticas, em especial no manejo dos dejetos e rejeitos de animais.

A Coordenadora do UniNea, Professora Sandra Saraiva Libanio, fala em oportunidade de integração dos diversos cursos. “Além de reduzir impactos ambientais, pretendemos oferecer aos nossos alunos de vários cursos a oportunidade de se integrarem como participantes na implementação de ações do mesmo, de acordo com as demandas que surgirão nesse processo”.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/a681dc83-2c39-4359-a6a6-6ff87846b2b2