Beba água

Beba água
Publicado em 25 de setembro de 2014

Foto: Stock Photos

Vanísia Cordeiro Dias: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados e Professora do Curso de Nutrição da Univiçosa

O corpo humano é composto por cerca de 70% de água e a ingestão diária de pelo menos 2 litros desse líquido é extremamente importante para a saúde. Um adulto saudável deve consumir 35mL/Kg de peso e as crianças de 50 a 60mL/Kg.

As desculpas para não ingerí-la são muitas: esqueci, não deu tempo, não gosto do sabor, não tenho paciência ou tempo para ir ao banheiro sempre, dentre outras. Mas, a verdade é que a água regula uma série de funções no nosso organismo e, para convencer o leitor a consumi-la, seguem 7 motivos.

  1. Protege o coração: com o sangue mais fluido, ele circula melhor nos vasos sanguíneos, ajudando a controlar a pressão natural do sangue, prevenindo a hipertensão arterial.
  2. Controla a temperatura corporal: A evaporação resfria o corpo nos momentos de calor intenso.
  3. Ajuda o intestino a funcionar como um relógio: a água auxilia na formação de um bolo fecal mais pastoso, o que garante menos dor ao evacuar, além de favorecer a sua movimentação, transporte e eliminação, diminuindo os episódios de constipação e formação de gases.
  4. Evita cãimbras: beber água regularmente ajuda a manter o equilíbrio hidroeletrolítico e o bom funcionamento das células musculares.
  5. Auxilia na absorção de nutrientes: a água desempenha papel chave na estrutura e função do sistema circulatório e atua como meio de transporte para os nutrientes, principalmente as vitaminas hidrossolúveis e todas as substâncias corpóreas, nutrindo melhor suas células.
  6. Previne o aparecimento de pedras nos rins: aumentar a ingestão de água é a principal forma de evitar a formação dos cálculos renais. A água aumenta o volume sanguíneo e faz com que os rins trabalhem melhor por filtrar um sangue muito mais fluido e limpo.
  7. Previne o envelhecimento precoce: entre as células do nosso tecido há um líquido chamado intersticial, que ajuda na sustentação da pele. Nos casos de desidratação, esse líquido diminui de volume deixando a pele mais flácida e com menos viço e brilho.

Para conseguir todos esses créditos com a sua saúde, compre uma garrafinha de água e comece agora a consumi-la em quantidade adequada.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/a65639f2-4d43-4f44-a29a-3ca8be07ccb7