Uma manhã dedicada à troca de conhecimentos com grande interação de professores e estudantes de nível médio de Viçosa e região. Assim foi o III Conhecer: Mostra de Ciência e Tecnologia da UNIVIÇOSA, realizado neste sábado (31), no Espaço Multiuso da Unidade 1. Os trabalhos vencedores são de Araponga e Viçosa. Juntos, os prêmios somam R$ 200 mil em bolsas de estudos, troféus, medalhas e equipamentos.
Onze trabalhos de Araponga, Viçosa, Teixeiras e Ponte Nova participaram da mostra. Veja a lista.
Na abertura, o Coordenador do Conhecer, Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral, deu as boas vindas aos participantes e elogiou o interesse de cada um. O Diretor Geral da UNIVIÇOSA, Evaldo Zeferino Rodrigues, parabenizou os presentes e disse que cada um dos inscritos pode se considerar vencedor. O Diretor Administrativo-Financeiro, Mateus Mendonça Vieira, desejou boa sorte a todos e realçou a importância de aprofundar os conhecimentos.
Evaldo Zeferino realçou a proposta essencial da Mostra. “O Conhecer tem como objetivo iniciar a vida de pesquisa do aluno. Depois, quando chegar o momento de se envolver com a pesquisa científica, já na Faculdade, esse aluno já terá uma base. É um evento muito importante para o começo da vida acadêmica. Por meio desses trabalhos, ele começa um envolvimento que será aprofundado no futuro”.
Os vencedores
A Escola Estadual “Effie Rolfs”, de Viçosa, conquistou o terceiro lugar com o trabalho “Processo Oxidação Avançada no tratamento de efluentes”, da aluna Isabela Mansur, orientada pela Professora Maria Moreira da Silva. Isabela Mansur disse que aprendeu muito enquanto se preparava para o Conhecer. “Aprendi muito de várias áreas, conhecimentos que eu não tinha, desde a estrutura de um banner até a realização do experimento. Foi uma descoberta muito bacana e uma experiência importantíssima para a minha futura profissão”. A Professora Maria Moreira disse que eventos como esses mudam a visão do aluno. “É gratificante ver o quanto ela aprendeu, sobre Química e sobre a vida, a interação dela com outras pessoas, a busca de parcerias. É louvável esse tipo de iniciativa”.
A Escola Agrícola “Família Puris”, de Araponga, ficou com os dois primeiros lugares. A segunda colocação foi para “Água + homeopatia + agroecologia = sustentabilidade”, realizado pelos alunos Hernando Assunção Gomes, Adenízia Maria de Souza e Gustavo Bruno Pereira de Souza. Em primeiro lugar ficou o trabalho “Dessecante solo vivo: equilíbrio, diversidade”, dos alunos Gabriel de Oliveira Santos, Igor Borges Peron e Warley de Almeida Ribas. Gabriel Santos afirmou que, enquanto fazia o trabalho com seus colegas, descobriu que “o agrotóxico é, muitas vezes, pior do que a gente pode imaginar. E a maioria das pessoas não tem noção do mal que eles causam à nossa saúde. Muitos agricultores não acreditam porque ninguém chega e mostra uma forma diferente de trabalhar. Nós aprendemos que existem sim formas alternativas e que, se você quiser, você consegue fazer a diferença”.
Ambos os trabalhos da Escola Agrícola “Família Puris” tiveram como Orientador o Professor Ivo Jucksch. “Nossa proposta é levar o ensino para os agricultores, valorizando-os como agricultores. Não tiramos o estudante do ambiente dele: ele fica 15 dias em casa e 15 dias na escola, facilitando a interação da escola com o ambiente em que ele vive. Os meninos se entusiasmaram com a iniciativa da UNIVIÇOSA, importante para eles conhecerem o mundo. Eles estão com vontade, estão aprendendo. Essa vitória é um estímulo para todos nós. É fruto do nosso trabalho. O coletivo da Escola ganhou esse prêmio”.
A premiação
A escola dos três primeiros colocados irá receber um Projetor Multimídia e Troféu. O Professor Orientador dos três primeiros colocados receberá um notebook e
Certificado de Participação. Cada aluno dos grupos que ficaram nas três primeiras colocações irá receber bolsa de estudos para o curso de sua escolha entre aqueles ofertados pela UNIVIÇOSA: 75% (1 lugar), 50% (2) e 25% (3).
Para terem direito às bolsas, os alunos vencedores ainda deverão passar no vestibular.
A cerimônia de premiação será agendada pela UNIVIÇOSA. Para o Coordenador do Conhecer, Cristiano Cabral, a missão mais uma vez foi cumprida. “Conseguimos reunir aqui verdadeiras preciosidades. São estudantes que, bem trabalhados, poderão se transformar em diamantes, em gente que fará muito bem ao futuro do nosso País”.
Cristiano Cabral anunciou a próxima edição do Conhecer para o último sábado de maio de 2015.