Luciana Marques Cardoso: Nutricionista, Mestre e Doutora em Bioquímica. Professora do Curso de Nutrição da Univiçosa
Diversos alimentos chamam atenção por causa de suas cores fortes, como é o caso das frutas e hortaliças roxas e vermelhas. A coloração da maioria desses alimentos está relacionada à presença de compostos conhecidos como antocianinas.
As antocianinas são metabólitos secundários biossintetizados por plantas e pertencentes ao grupo dos flavonoides. Nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos, tem se observado um crescente interesse pelas antocianinas, visto que elas podem ser aplicadas, por exemplo, como corantes naturais em substituição aos sintéticos. Porém, a aplicação desses corantes naturais ainda requer mais estudos relacionados à estabilidade e os processos de obtenção desses compostos ainda são elevados.
Além de suas funções como corantes naturais, as antocianinas têm apresentado grandes benefícios à saúde devido às suas atividades biológicas, que incluem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e por atuarem na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e do câncer.
Como importantes fontes de antocianina, na dieta podem ser citadas as frutas como o açaí, romã, mirtilo, ameixa seca, morango, amora, cereja e framboesa. Também entram na lista a ameixa japonesa, uva roxa, jabuticaba, nas quais a concentração de antocianina se encontra na casca, além de vegetais como o repolho roxo, batata roxa, alface roxa, cebola roxa e berinjela (na casca).