Grupo de estudos em Engenharia Química da Univiçosa inicia suas atividades do primeiro semestre 2016

Grupo de estudos em Engenharia Química da Univiçosa inicia suas atividades do primeiro semestre 2016
Publicado em 17 de março de 2016

Integrantes do grupo de estudos no Laboratório de Engenharia Química da Univiçosa

O projeto do grupo de estudos em Engenharia Química que foi idealizado pelo professor David Rosa com o apoio da gestora do curso, professora Daniella Sette, atualmente é coordenado pela professora Svetlana Fialho Soria Galvarro. O grupo realiza reuniões semanais para discussões e aplicações dos conceitos da área, no Laboratório de Engenharia Química da Univiçosa.

Como continuidade do trabalho do grupo de estudos em Engenharia Química nesse primeiro semestre de 2016, será realizada a confecção de papel a partir da fibra da bananeira, que posteriormente será submetido a processos de clareamento e estudado as melhores opções de uso. O grupo contará com o auxílio das professoras Raquel Moreira Maduro, Skarllet Toledo e Lidiane Faria na execução do trabalho.

A professora Raquel Moreira orientou o grupo no segundo semestre de 2015 e o trabalho foi baseado na utilização do equipamento de escoamento de fluidos em meios porosos de leito fixo e leito fluidizado. Segundo a professora o objetivo é o auxílio na formação profissional do aluno com fundamentação em artigos científicos e práticas laboratoriais, simulando os problemas encontrados nas indústrias. Além disso, o aluno é treinado a escrever relatórios e desenvolver técnicas de apresentação.

O escoamento de fluidos (líquidos ou gases) de leito fixo é realizado por meio de uma fase sólida particulada e as colunas empacotadas, como são também chamados estes equipamentos tem aplicabilidade, por exemplo, em reações com catalisadores e adsorção de um soluto.

Já o escoamento de fluidos através de leitos fluidizados proporciona a circulação de sólidos juntamente com um fluido que impede a existência de gradientes de temperatura e pontos muito ativos ou de regiões estagnadas no leito. Além disso, proporciona maior contato superficial entre sólido e fluido, favorecendo a transferência de massa e calor. Os leitos fluidizados são utilizados, por exemplo, em mistura de sólidos, mistura de gases, secagem de sólidos ou gases.

O grupo composto pelas alunas Rayssa Alves, Ana Luisa Lima, Isabella Bicalho e Karla Vitoria adquiriram conhecimentos mais sólidos referentes a estes processos e observaram a grande importância para a profissão de um Engenheiro Químico.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/a4375225-3503-4066-8df4-d72c5a692bc9