Célber Limonge* e Isabella Werneck**
O Pilates vem ganhando cada vez mais espaço por ser um método que integra o corpo e a mente na realização de movimentos que exigem força, controle, equilíbrio e alongamento muscular. Além disso, se mostra uma opção adequada para gestantes em busca de novas terapias para melhorar a qualidade de vida durante a gestação.
O benefício mais importante do Pilates para a gestante é o trabalho de respiração e o desenvolvimento da musculatura do abdômen.
Os exercícios fortalecem a musculatura pélvica, o que irá facilitar a realização do parto normal. Também melhora a postura, a flexibilidade, a respiração e o alinhamento da coluna, que geralmente é prejudicado pelo aumento do volume e peso abdominal, aliviando dessa forma a dor lombar. Além disto, após o parto, o retorno à antiga forma física é mais tranquilo e mais rápido.
O programa de exercícios elaborado pelo fisioterapeuta será específico, exclusivo e individualizado para cada gestante, sendo composto por exercícios de intensidades variadas, visando melhorar a flexibilidade, a força e o condicionamento físico para a progressão do ciclo gravídico-puerperal, sem, no entanto, levar a gestante à exaustão ou à fadiga.
Os atendimentos de Pilates para Gestantes estão disponíveis para a comunidade na Clínica Escola da Univiçosa, podendo ser agendados pelo telefone 3899 8042.
* Gestor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa / * Fisioterapeuta da Clínica Escola