Com ASCOM/Câmara
Nesta terça-feira (29) foi lançado o Projeto Parlamento Jovem Viçosa, edição 2016. Com o Plenário da Casa Legislativa repleto de jovens, foi oficializado o início dos trabalhos. Realizado anualmente, o Parlamento Jovem tem como objetivo a formação política de estudantes do Ensino Médio, criando a oportunidade dos estudantes conhecerem e participarem dos processos democráticos, sendo educados para a cidadania. Representaram a Univiçosa na sessão de lançamento o Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira, e o Gestor do Curso de Engenharia Civil, Professor Adonai Gomes Fineza.
Pela primeira vez, Viçosa é a cidade do Pólo Zona da Mata II, contando com a participação dos municípios de Paula Cândido, Ubá e Visconde do Rio Branco. O tema central em 2016 é Mobilidade Urbana. As atividades serão organizadas e discutidas com uma visão municipalizada e regionalizada. No segundo semestre, a abordagem será estadualizada, contando com as 47 cidades mineiras participantes.
A Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira, falou sobre a importância de envolver os jovens. “Nós vimos a necessidade da parceria dessa Casa Legislativa com os jovens e há um ano foi instituída a Escola do Legislativo. Hoje, temos orgulho de dizer que muitos trabalhos foram desenvolvidos.”
Para o Professor Mateus Mendonça Vieira "essa parceria entre a Câmara Municipal de Viçosa e a Univiçosa, especificamente com o Curso de Engenharia Civil, através do Professor Adonai, vem ao encontro da missão de nossa Instituição, que é promover educação e a formação de cidadãos comprometidos com a transformação social, política e econômica de nosso País. O Parlamento Jovem é uma ação muito nobre que visa criar essa consciência sociopolítica de nossos jovens através da abordagem de temas comuns e importantes à toda sociedade. O tema escolhido, Mobilidade Urbana, é amplamente estudado no Curso de Engenharia Civil, onde nossos alunos desenvolvem projetos e publicam trabalhos, os quais poderão contribuir bastante na discussão e formulação de propostas para o Parlamento Jovem de Viçosa e região".