Os 10 anos de atividades acadêmicas da Univiçosa foram motivo de homenagens em sessão solene da Câmara Municipal de Viçosa nesta quinta-feira (7). A sessão foi presidida pela Vereadora Marilange Santana, Presidente da Câmara e autora da proposta.
Ao lado da Vereadora Marilange Santana formaram a mesa diretiva o Presiente da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel; o Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ivone Maria Pires de Barros, representando o Prefeito Ângelo Chequer; e a Supervisora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Viçosa (CEJUS), Bruna Dias Pereira, representando a Diretora do Fôro de Viçosa, Juíza Giovanna Travenzolli.
Convidados a compor a tribuna de honra, receberam certificados por sua dedicação à Univiçosa o mantenedor Paulo Eustáquio Jorge Daguer; o Diretor Acadêmico Professor Per Christian Braathen; os Gestores Alessandra Sayegh Arreguy Silva (Medicina Veterinária) e Mário Monteiro de Castro Neto (Direito); a aluna Camila Atsumi Zanúncio Sedyiama; as professoras Fabiana Noronha de Oliveira e Gamali Gomide; as funcionárias Ana Karla Lehner, Lídia Batista Lopes Marto, Maria de Fátima Silva Martins e Solange Costa de Castro. Completaram a tribuna de honra os mantenedores Braz Fernandes Sant’Anna e Francisco Miguel Quintão Valente; os Diretores da Univiçosa Mateus Mendonça Vieira (Administrivo-Financeiro) e Adriana Cambuí (Educação Continuada) e o arquiteto Acyr Zama, além dos diretores hospitalares José Maria Teixeira (Hospital São Sebastião) e Sérgio Pinheiro (Hospital São João Batista).
Marilange Santana entregou placa alusiva à homenagem aos professores Nelson Maciel e Evaldo Zeferino.
Também presentes ao evento, os vereadores Geraldo Andrade e Paulo Roberto Cabral.
A sessão foi pontuada por apresentações musicais das alunas Alessandra Borges (Enfermagem) — tendo ao violão o Professor Mateus Mendonça Vieira, e Gabriela Moreira Couto (Direito).
Em discurso, o Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel, agradeceu pela homenagem da Câmara e fez uma abordagem histórica da Univiçosa, desde a concepção, em 2001, passando pelo início das atividades acadêmicas em 2005, até a expansão alcançada em 2016. Falou do enorme avanço técnico-científico proporcionado aos profissionais formados pela Faculdade, dos benefícios socioeconômicos gerados pelo empreendimento não apenas no entorno da Univiçosa, mas em toda a região. O Presidente da Univiçosa realçou as ações de cunho social, com destaque para o CEJUS — por acreditar que mediação e conciliação representam o grande caminho para o fim dos conflitos de qualquer natureza, e o Vestibular Social — um dos maiores programas de inclusão educacional do interior de Minas, que possibilita acesso ao ensino superior a pessoas carentes, através de bolsas de estudos de até 80%.
Por sua vez, em discurso, o Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, reforçou os compromissos da Univiçosa com a comunidade acadêmica e com a sociedade, e disse que a homenagem da Câmara representa o reconhecimento de toda a população.
Já a Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana, realçou o fato de mesmo sendo uma instituição tão jovem, com pouco mais de uma década de atividades acadêmicas, a Univiçosa ter se transformado em uma das maiores instituições de ensino superior de Minas Gerais, fundada em princípios de respeito e valorização do ser humano.
A sessão solene em homenagem aos 10 anos de atividades acadêmicas da Univiçosa durou cerca de 90 minutos e foi prestigiada por dezenas de colaboradores da Instituição, que representaram toda a comunidade acadêmica.