A Engenheira Agrícola Cristiane Pires Sampaio, Gestora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Univiçosa, é coautora de um dos capítulos do livro “Café Arábica: da Pós-Colheita ao Consumo”. A publicação é o segundo volume de uma série sobre o café lançada pela EPAMIG: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. O primeiro foi “Café Arábica: do Plantio à Colheita”.
A EPAMIG destaca as mudanças globais na economia, no meio ambiente e nos hábitos sociais como fatores de mudança nas formas de gestão das atividades agropecuárias, especialmente naquelas ligadas à cafeicultura. Agregar valor ao produto final aumenta a competitividade no mercado. Por conta disto, cafeicultores e pesquisadores buscam um produto de alta qualidade.
“No segundo volume da série sobre café arábica, a EPAMIG lança conteúdo altamente relevante com enfoque da pós-colheita ao consumo, importante para produtores, pesquisadores, professores, consultores, estudantes de ciências agrárias e todos aqueles ligados à cadeia produtiva do café”, afirma o Presidente da Empresa, Antônio Bandeira.
O livro contém resultados de pesquisas, gerados com o apoio financeiro do Consórcio Pesquisa Café e de outras instituições federais e estaduais de fomento.
A obra reúne trabalhos de 25 pesquisadores, dentre os quais Cristiane Pires, da Univiçosa, coautora do capítulo 1: “Colheita e Processamento do Café Arábica”, juntamente com Sérgio Maurício Lopes Donzeles, Sammy Fernandes Soares e Marcelo de Feitas Ribeiro.
“A participação no livro se deu durante o meu pós-doutorado na Unidade Regional EPAMIG Zona da Mata, finalizado em 2010. É um dos 3 livros nos quais também sou coautora na área da pós-colheita do café”, explica Cristiane Pires.