O curso de Nutrição da Univiçosa realizou sua 9 Semana Acadêmica nesta segunda e terça-feira, dias 11 e 12. Além de minicursos, palestras e mesa-redonda, ocorreu o lançamento da Campanha Pacto do Bem: Alimentação Saudável. O evento reuniu acadêmicos da Univiçosa e de outras instituições, professores e profissionais da área.
Houve minicurso sobre “Autoestima, autoconfiança e motivação” com a Psicoterapeuta Transpessoal Pedrina Kery. A gestora do curso, Cristiane Sampaio, detectou alguns alunos desmotivados e com falta de foco e Petrdina Kery recomendou trabalhar o autoconhecimento de forma mais terapêutica. “É preciso olhar para dentro e buscar no interior aquilo que está fazendo sofrer, que está desmotivando e atraindo limitação para a vida”.
A abertura oficial foi na Sala 213 da Unidade 1, às 19h de segunda-feira, com o Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira.
O lançamento da Campanha Pacto do Bem pela Alimentação Adequada e Saudável foi feito durante a palestra ministrada por Regina Rodrigues de Oliveira, membro do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Regina Rodrigues falou destacou os principais projetos desenvolvidos e apoiados pelo Conselho e como as instituições de ensino podem trabalhar com seus alunos as questões relacionadas. “A Campanha Pacto do Bem pela Alimentação Adequada e Saudável é uma campanha do CFN que nasceu com o objetivo de divulgar para a população em geral nosso papel na promoção da alimentação adequada, de estimular as pessoas fazerem, cada uma, sua parte. É um desafio que a gente faz para pessoas. O que você vai mudar na sua alimentação nesse ano de 2016. Fui muito interessante e uma escolha muito feliz a Univiçosa ter escolhido essa corrente do pacto do bem. É uma campanha que vai realmente atingir um número grande de pessoas para muito além da comunidade acadêmica da Univiçosa”, analisa a representante do CFN.
O tema “A Educação Ambiental no Âmbito da Atuação do Nutricionista”, abordado pela gestora do curso de Gestão Ambiental, Cristiane Pires, abriu os segundo dia de atividades. Houve, ainda, palestra sobre Microbiota Intestinal e Doenças Crônicas não Transmissíveis, ministrada pela Nutricionista Júnia Maria Geraldo Gomes.
Uma mesa-redonda reuniu, na terça-feira, as nutricionistas formadas pela Univiçosa Mônica de Paula Jorge, Isabella de Andrade Rezende, Graziely Fernandes Roberto, Jaqueline Miranda Lopes, Adriana Lopes Peixoto, Rita de Cássia Santos Soares e Gabriela Gomes. Jaqueline Lopes disse que ficou muito emocionada ao receber o convite da Professora Cristiane Sampaio. “Na minha graduação sempre participei de eventos promovidos pelo curso. Ouvi muitas pessoas falando, contanto sua experiência e me inspirei muito nisso. Hoje estou aqui como convidada para falar um pouquinho do que eu já trabalhei. Me emociona ver a sala lotada e feliz”. Já Gabriela Gomes falou de superação. “Sempre fui muito tímida na graduação para explicar trabalho, e hoje eu me superei. É muito gratificante poder passar sua experiência para os alunos em um lugar onde você já esteve. Isso para mim foi muito bacana. Mônica Jorge é um caso à parte: foi aluna da graduação e professora na pós. “Voltar aqui, ver esse tanto de alunos, é experimentar um pouquinho da retribuição de tudo de tudo que eu vivi até hoje. É com gratidão que eu volto à Univiçosa, que me ajudou tanto na formação como pessoa e como profissional”.
A palestra “Toxinfecção Alimentar: Boas Práticas de Fabricação” com a Nutricionista Erica Nacif Rufino Vieira, encerrou a 9 Semana Acadêmica de Nutrição.
A 9 Semana Acadêmica de Nutrição teve público recorde. “Quando organizamos a Semana Acadêmica o objetivo é trazer novos conhecimentos, que só a sala de aula não permite trazer para os alunos. Um desses conhecimentos que foi muito importante, apesar de não ser um conhecimento técnico, foi o minicurso sobre autoestima e autoconhecimento, para que nossos alunos despertem que eles são capazes, que eles podem; basta que acreditem neles e que trabalhem algumas ações importantes”, avalia a Gestora do curso, Cristiane Sampaio. “Na abertura, representante do CFN falou sobre o auge em que nossa profissão se encontra, as campanhas que o Conselho realiza, de como que nós, dentro de uma instituição de ensino, temos que trabalhar com nossos alunos. Foi tudo extremamente proveitoso. Ao reunirmos sete nutricionistas formadas aqui vivemos a emoção de termos uma sala tão cheia, com os alunos prestando atenção e fazendo perguntas. Fechamos com chave de ouro!”. A Gestora conclui: “Lançamos nossa Campanha Desafio do Bem em consonância com a Campanha Pacto do Bem do CFN. Estamos desafiando nossos alunos a postarem vídeos em rede social sobre como eles melhorariam sua alimentação, que desafio fariam a si mesmos e como poderiam desafiar alguém de sua rede de contatos. É uma campanha que busca a alimentação saudável e adequada, base da qualidade de vida de qualquer pessoa. É um desafio mesmo”.
Os vencedores da campanha Desafio do Bem serão conhecidos em agosto.