Na última semana, o Hospital Veterinário da Univiçosa teve uma oportunidade rara de atuação de seus profissionais e de estudo para os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária: um emu deu entrada para atendimento. Coordenadora diz que o acontecimento evidencia reconhecimento da importância regional e da credibilidade do serviço prestado pela Faculdade.
O emu – Dromaius novaehollandiae, "Corredor da Nova Holanda" em latim – é a maior ave da Austrália e a segunda maior do planeta; a primeira é o avestruz. O animal pode ter de 1,5 a 2 metros de altura e chega a pesar até 60 kg. O emu, proveniente de um criatório da região, apareceu com fratura em uma das patas e necrose, sendo necessária a amputação. A cirurgia foi realizada na última sexta-feira (1 de junho) pelos Kelly Cristine de Sousa Pontes e André Lang. O responsável pela anestesia foi o professor Luiz Gonzaga Pompemayer. O animal está se recuperando muito bem. De acordo com o professor André Lang, pode ser necessário colocar uma prótese no animal.
“O Hospital Veterinário da Univiçosa vem ampliando muito o número de atendimentos, não somente de pequenos e grandes animais, mas de animais silvestres também. Tudo isso é o resultado do trabalho competente dos professores, funcionários, estagiários e alunos da instituição”, diz a Coordenadora do Hospital, Professora Kelly Pontes, que além de ser responsável pelas cirurgias, juntamente com o Professor André Lang.